- Publicidade -
CotidianoSão Carlos distribui Cordão de Girassol para identificação de autistas e PCDs

São Carlos distribui Cordão de Girassol para identificação de autistas e PCDs

São Carlos iniciou mais um a etapa de distribuição do Cordão de Girassol e do Cordão de Autismo que segue até o fim do ano

- Publicidade -

São Carlos iniciou mais um a etapa de distribuição do Cordão de Girassol e do Cordão de Autismo. Após o encerramento da primeira fase em janeiro deste ano, a segunda etapa ocorreu durante o mês de conscientização sobre o autismo, em abril.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
Falta de medicamentos de alto custo será debatida na Câmara de São Carlos
Tusca abre venda de ingressos; confira as atrações confirmadas

Agora a distribuição gratuita retorna mais uma vez com o objetivo de oferecer as ferramentas de identificação gratuitamente até o final do ano, como parte dos serviços da Prefeitura destinados a Pessoas Com Deficiência (PCDs) e pessoas com mobilidade reduzida.

Os Cordões de Girassol e de Autismo foram criados com o objetivo de simplificar e humanizar o atendimento a pessoas com condições de saúde não facilmente perceptíveis pelos outros. A ideia é facilitar o reconhecimento daqueles que necessitam de mais apoio em espaços públicos e privados, proporcionando maior assistência e segurança a essa parte da população.

Como receber o Cordão

Para receber gratuitamente um Cordão de Girassol ou de Autismo, as pessoas com deficiência (sejam elas visíveis ou ocultas, como deficiência mental, intelectual ou sensorial) devem apresentar o ‘Cartão Mais Acesso’ na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A apresentação deste cartão é obrigatória.

A Secretaria está localizada na Avenida São Carlos, nº 1.800, no Centro, e oferece esse serviço das 8h às 16h, mediante identificação do interessado.

- Publicidade -

Além de seguir um padrão visual, os cordões estão equipados com um grampo galvanizado em uma das extremidades e um porta-crachá.

O que é o Cordão de Girassol

O Cordão de Girassol é um dispositivo de identificação para Pessoas com Deficiência (PCDs), incluindo aquelas com deficiências não visíveis ou ocultas.

Em São Carlos, esse direito foi regulamentado pela Lei Municipal nº 20.274, de 31 de agosto de 2021, de autoria do vereador Djalma Nery. O Cordão é uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis.

Por outro lado, o Cordão de Autismo também é uma fita de identificação reconhecida internacionalmente pelo símbolo do autismo.

Ele sinaliza que o usuário possui uma condição que requer uma comunicação e interação social mais sensíveis. Com peças de quebra-cabeça em cores vibrantes e brilhantes, representa a diversidade, a inclusão social, e a conscientização.

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -