São Carlos ficou na 83ª colocação dentre os municípios grandes brasileiros no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), do Instituto de Longevidade. É a melhor colocação dentre os maiores municípios da região.
A Capital da Tecnologia recebeu notas 59,5 para o quesito economia, 45,9 para o socioambiental e 50,8 para saúde, em índice com máximo de 100 pontos. Melhor cidade do país, São Caetano do Sul teve notas 69,7 na economia, 67,8 no socioambiental e 76,5 na saúde.
De acordo com a organização do índice, o IDL revela as atuais condições das cidades brasileiras, tendo em vista as necessidades de atendimento às necessidades básicas de vida e bem-estar, tendo em foco os adultos mais idosos.
Cada quesito tem diversos subitens que avaliam diferentes aspectos componentes dos indicadores.
Na seara econômica, São Carlos foi bem na avaliação de vulnerabilidade social de idosos, cuja nota colocou a cidade na 16ª posição nacional. A longevidade esperada aos 60 anos também rendeu boa posição, na 21ª.
Na avaliação socioambiental, São Carlos teve maior dificuldade em galgar melhores posições no ranking com notas mais baixas. Exemplos são a carga tributária, que colocou o município na 218º posição. Outro indicador, de estudantes idosos do ensino superior, pôs o município na 309ª posição, apenas.
A Capital da Tecnologia teve posições discrepantes na saúde. O número de estabelecimentos, por exemplo, rendeu ao município a posição 45ª, enquanto que o número de leitos hospitalares colocou São Carlos na 202ª. Três indicadores ficaram abaixo da média 50: cobertura vacinal, procedimentos ambulatoriais e óbitos por doenças infecciosas e parasitárias.
Ranking da região
Na região, entre os municípios maiores – grandes, na divisão demográfica promovida pelo instituto – a segunda melhor colocação foi conquistada por Araras, na 86ª, e a terceira melhor foi Araraquara, na 87ª. Rio Claro (139ª) e Leme (189ª) completam o ranking regional.
Entre as cidades “médias”, São José do Rio Pardo ficou na 35ª colocação, Pirassununga na 62ª, São João da Boa Vista na 160ª, Porto Ferreira na 161ª e Ibaté na 489ª.
O ranking das “pequenas” trazem: Santa Rita do Passa Quatro na 154ª, Descalvado na 457ª, Dourado na 830ª, Corumbataí na 1.267ª, Analândia na 1.570ª, Brotas na 1.772ª, Itirapina na 2.907ª e Ribeirão Bonito na 3.081ª.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.