São Carlos está numericamente em epidemia de dengue. O município atingiu 304 casos para cada 100 mil habitantes, acima dos 300 casos/100 mil tidos como mínimo para o reconhecimento de epidemia.
O indicador de epidemia permite que as gestões municipais decretem estado de emergência para a dengue, o que desbloqueia medidas orçamentárias e aquisição de serviços ou materiais de forma mais rápida.
Nesta semana, o município registrou 266 novos casos da doença, elevando no total a 774, maior do que o anotado ao longo do ano passado inteiro. A soma dos últimos sete dias foi a maior alta semanal deste ano.
Sem decreto, por ora
A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos informou que, por enquanto, não haverá decreto de estado de emergência. Uma reunião foi realizada pelo DRS-3 (3º Departamento Regional de Saúde), ocasião em que foi informado que a região está “no limite”, mas que outros indicadores devem ser avaliados, além dos casos para cada 100 mil habitantes.
Outras arboviroses
São Carlos não tem registro confirmado de febres zika, chikungunya e amarela, segundo a Vigilância Epidemiológica.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.