- Publicidade -
CotidianoSão Carlos estuda implantar medidas mais restritivas e multa por descumprimento

São Carlos estuda implantar medidas mais restritivas e multa por descumprimento

Entre as medidas em análise, está a restrição em relação aos encontros familiares particulares; expectativa é que um novo decreto pode sair ainda nesta semana

- Publicidade -

- Publicidade -

Fiscalização dispersa aglomerações e autua mais de 60 veículos em São Carlos. Foto: Divulgação

Devido ao crescente número de casos de Covid-19 e também já prevendo um possível colapso nos hospitais municipais de São Carlos (SP) na próxima semana, a prefeitura começou a estudar medidas mais restritivas que impeçam aglomerações e a propagação ainda maior da Covid-19. As medidas estão em análises e há inclusive previsão de multas aos moradores em caso de descumprimento. 

Segundo informações obtidas pelo portal ACidade ON, essas medidas em estudo podem incluir proibição de encontros familiares em residências particulares, incluindo áreas de lazer, chácaras e demais espaços.  

Outras como a proibição de venda de bebidas alcoólicas e restrições de movimentação em espaço público também estão sendo discutidas. A expectativa é que essas novas medidas possam ser publicadas em decreto ainda nesta semana. 

Outro receio da administração pública é que a final da Libertadores da América, entre Santos e Palmeiras, marcada para o sábado à tarde, possa resultar em grandes encontros nas unidades particulares o que aumentaria significativamente o risco de novos casos. 

- Publicidade -

A estimativa da prefeitura é que o pico do colapso em unidades hospitalares seja na próxima semana. Por conta disso, o município acredita ser necessário um endurecimento de medidas além do que é exigido atualmente pelo Plano São Paulo. 

Flexibilização
Neste momento, a cidade está classificada na fase laranja do plano de flexibilização do governo estadual, que autoriza o funcionamento de todos os setores por oito horas diárias e capacidade de 40%. 

No entanto, nestas duas semanas o município deve seguir as regras da fase vermelha do plano, – que proíbe o funcionamento de atividades que não sejam consideradas essenciais -, de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h, e aos sábados, domingos e feriados. 

A medida é válida até 7 de fevereiro, já que o Governo do Estado prevê uma atualização no próximo dia 5. Em caso de piora nos indicadores da pandemia, a região pode regredir integralmente para a fase vermelha.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -