- Publicidade -
CotidianoSão Carlos ganhará 22 unidades habitacionais para idosos

São Carlos ganhará 22 unidades habitacionais para idosos

Imóveis serão destinados para pessoas idosas com renda mensal de até 02 salários mínimos; confira

- Publicidade -

 

São Carlos ganhará 22 unidades habitacionais para idosos. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
São Carlos ganhará 22 unidades habitacionais para idosos. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos

- Publicidade -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da PROHAB, e em parceria com Secretaria Estadual de Habitação, assinou nesta quarta-feira, 22/12, a ordem de serviço de execução de obras e serviços de engenharia para a realização de empreendimento composto de 22 unidades habitacionais e demais benfeitorias destinadas a pessoas idosas (60 anos ou mais), sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até 02 salários mínimos. O valor do contrato é de R$ 2.992.906,65. 

Moradia assistida e gratuita – O Programa Vida Longa trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e o Município de São Carlos. O Programa tem por objetivo implantar equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita, visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em República. 

O Programa pretende promover maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de comunidade. Foi mantido o modelo com tipologia habitacional de unidades autônomas, projetadas com base no Desenho Universal. Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes. 

Espaço – As áreas comuns também são projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Social. As áreas externas também foram adequadas para promover melhor aproveitamento pelos moradores, definindo áreas para horta, área de churrasqueira para refeições coletivas externas. O mobiliário prevê áreas de sombreamento trazendo maior conforto, permitindo a permanência dos idosos nas áreas externas da Vila. 

O equipamento comunitário de moradia gratuita é especialmente projetado em condomínios horizontais, com área de convivência e integração dotadas de mobiliário básico tanto para as unidades habitacionais como para as áreas comuns. 

- Publicidade -

O município é responsável pela indicação dos beneficiários, pela doação de terrenos para a construção do equipamento, pela gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras. O investimento pela Secretaria de Habitação para construção do empreendimento é a fundo perdido. 

Presenças – Participaram do evento o prefeito Airton Garcia, o presidente da Câmara, Roselei Françoso, o presidente da PROHAB, Walcenyr Bragatto, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Jorge Marques, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano Barbuto, o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, o secretário de Obras, João Muller, o secretário de Planejamento e Gestão, Luis Antônio Panone, o secretário executivo estadual da Habitação, Fernando Marangon, o vereador Dé Alvim e o vereador Rodson Magno do Carmo, que conseguiu uma emenda do PEM (programa especial de melhorias) no valor de R$400.000,00 para revitalização dos prédios da CDHU no bairro Vila Izabel, além de representantes da CDHU.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -