- Publicidade -
CotidianoSão Carlos implanta sistema de segurança pública do Governo Federal

São Carlos implanta sistema de segurança pública do Governo Federal

Medida deve integrar instituições como GM, PM e Polícia Civil e possibilita avanço tecnológico; outras 23 cidades também fazem parte do projeto

- Publicidade -

Evento de implantação do sistema Sinesp/Cad. Foto: acidade on
Evento de implantação do sistema Sinesp/Cad. Foto: acidade on

São Carlos (SP) iniciou nesta segunda-feira (21) o processo de implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp CAD), que permite integrar instituições de segurança pública e possibilita um avanço tecnológico. Outras 23 cidades da região também adotaram a iniciativa. 

- Publicidade -

A plataforma, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, fornece a tecnologia sem custos aos municípios integrados e consolida dados nacionais operacionais, investigativos e estratégicos que, segundo o coordenador de implantação Rafael Rodrigues, possibilitam tomada de decisões mais precisa e políticas mais qualificadas. 

“Através do CAD vai ser possível em determinado atendimento, verificar se os envolvidos têm mandado de prisão em aberto, se aquele veículo já possui restrição de furto e roubo, e com isso o acionamento é mais seguro. Logo que o Bombeiro for acionado, ele pode verificar se aquela colisão de veículos possui indivíduos com mandado de prisão, são recursos que permitem a maior segurança em sua atividade”, explicou. 

De acordo com Rodrigues, a solução se encontra em dez estados e centenas de municípios. Agora, São Carlos abre uma frente de apoio e traz outras seis cidades da região central, entre elas: Aguaí, Brotas, Ibaté, Pirassununga, Porto Ferreira e Rio Claro. 

Execução
Para os 24 municípios que agora aderem ao sistema, foram selecionados os chamados “multiplicadores” integrantes da Guarda Municipal, que serão capacitados para também ensinar os demais. Assim, toda a gestão de segurança pública terá acesso ao banco de dados e suas interfaces. 

Em São Carlos, a ideia é que a implantação seja feita na Central de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal logo após a capacitação.  

- Publicidade -

Evento de implantação do sistema Sinesp/Cad. Foto: acidade on
Evento de implantação do sistema Sinesp/Cad. Foto: acidade on

Importância  
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, pontuou sobre a dificuldade que a cidade enfrenta em relação ao acesso de dados estaduais e o quanto a plataforma será útil no combate conjunto das instituições.

“É importante que as instituições trabalhem em conjunto, cada uma no seu papel, isso gera uma sinergia de enfrentamento à violência. Tem que ter tecnologia, banco de dados, fazer análises de inteligência, de locais com incidência, trabalhar a legislação, isso se trabalha em conjunto. Essa solução que o Ministério da Justiça está trazendo vai propiciar isso, é uma solução de tecnologia com visão de futuro”, explicou Samir Gardini. 

Hoje, para o secretário, a principal dificuldade da segurança pública no município é a questão de recursos humanos, como por exemplo a defasagem de agentes, que “é a solução que se tem na mão” na ausência da tecnologia.

“Quero pontuar que São Carlos não é uma cidade violenta, ela tem ocorrências graves, mas quando se faz análise de um cenário nacional e estadual, você vai ver que está em um nível razoável. É importante essa integração, avançar na questão da tecnologia e capacitar os recursos humanos”, concluiu.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -