Mais de 400 animais domésticos serão castrados neste final de semana em São Carlos (SP). Nesta nova etapa, segundo o Departamento de Defesa Animal, cães e gatos já agendados no CadpetSãoCarlos serão atendidos em uma unidade móvel.
A unidade de castração será instalada no CEMEI José de Campos Pereira, que fica na rua Reinaldo Pizani, nº 500, no bairro Cidade Aracy. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h.
Os tutores dos animais cadastrados no CADPETSãoCarlos recebem a confirmação com a data, horário e local da cirurgia por e-mail. Os animais devem estar em jejum e os tutores devem levar documentos pessoais.
“Neste fim semana vamos atender os animais do Cidade Aracy, Antenor Garcia e do Zavaglia. Estamos seguindo rigorosamente o cronograma semestral. A próxima etapa será realizada na região do São Carlos VIII. Lembrando que também realizamos avaliação física, vermifugação, orientação e conscientização sobre para a posse responsável de animais domésticos, explica Fernando Magnani, diretor de Proteção Animal da Secretaria de Serviços Públicos.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, já foram realizados 1.334 procedimentos cirúrgicos. “Em novembro do ano passado oferecemos 600 vagas para cirurgias, porém somente foram levados 398 animais. Em dezembro realizamos mais 300 cirurgias e em 2022 já foram feitas outras 200 castrações em São Carlos e 436 nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia”, revelou Olmo.
Os procedimentos cirúrgicos de castração são realizados em base móvel, toda equipada e com profissionais habilitados com reconhecimento dos órgãos oficiais.
Importância da castração
Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a castração de pequenos animais, especialmente de cães e gatos, é uma questão de saúde pública e faz parte da política de controle de natalidade, prevista na Lei nº 13.426, de 30 de março de 2017.
Trata-se de uma iniciativa de saúde única também. Encerrar o ciclo reprodutivo, além de trazer benefícios à saúde dos próprios animais, prioriza a saúde dos humanos, pois mitiga a transmissão de doenças e impacta diretamente a qualidade do meio ambiente, uma vez que busca conter a proliferação excessiva de animais errantes.