- Publicidade -
CotidianoSão Carlos realiza cadastro de alunos PCDs da rede municipal que desejam obter Cartão Mais Acesso

São Carlos realiza cadastro de alunos PCDs da rede municipal que desejam obter Cartão Mais Acesso

Prefeitura está nas unidades escolares distribuindo material informativo e orientando a comunidade escolar, desde a última semana.

- Publicidade -

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos começou uma campanha ativa nas unidades escolares da rede municipal de ensino para facilitar o cadastramento de estudantes interessados em obter o Cartão Mais Acesso.

A secretaria está nas unidades escolares distribuindo material informativo e orientando a comunidade escolar, desde a última semana.

- Publicidade -

De acordo com a prefeitura, a ideia é conscientizar os pais e os responsáveis sobre a importância da identificação das crianças e jovens com deficiência para a inclusão social e também a acessibilidade.

Em parceria com a Secretaria de Educação, o objetivo é ampliar os serviços que podem ser oferecidos às PCDs (Pessoas com Deficiência) por meio do Cartão Mais Acesso, garantindo a efetivação dos seus direitos sociais.

Na primeira fase do projeto, a equipe técnica fará uma ação no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Juliana Maria Ciarrochi Peres que será o polo de atendimento da Região 1 da rede, abrangendo a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dalila Galli, o CEMEI Ida Vinciguerra e também o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).

O Cartão Mais Acesso foi instituído por meio da Lei Municipal 17.825/16. O documento é um instrumento comprobatório da condição de deficiência do titular para que possa usufruir de direitos garantidos por lei na cidade de São Carlos, simplificando o acesso da Pessoa com Deficiência (PCD) em locais públicos e privados. 

Como solicitar o Cartão Mais Acesso

- Publicidade -

Para a obtenção do Cartão Mais Acesso os interessados devem apresentar: fotografia 3×4 recente (que pode ser feita por meio digital), RG (cópia), CPF (cópia), comprovante de endereço atualizado (cópia) e laudo médico. O serviço é gratuito e dá direito ao Cordão de Girassol ou ao Cordão de Autismo. 

Os cartões têm validade de dois anos para as PCDs temporárias e quatro para as deficiências permanentes. Para ter direito ao Cartão Mais Acesso as PCDs devem residir na cidade, ter laudo médico emitido com o Cadastro Internacional de Doenças (CID) atestando a deficiência.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -