- Publicidade -
CotidianoSão Carlos recebe novo debate do Híbrido Etanol nesta quarta (6)

São Carlos recebe novo debate do Híbrido Etanol nesta quarta (6)

Seminário sobre nova fonte de energia limpa para automóveis terá transmissão ao vivo pelo site motordofuturo.com.br

- Publicidade -

Híbrido Etanol: O Motor do Futuro - Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade" - Foto: Milton Filho/CBN Araraquara
Híbrido Etanol: O Motor do Futuro – Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade” – Foto: Milton Filho/CBN Araraquara

São Carlos (SP) recebe nesta quarta-feira (6) o evento “Híbrido Etanol: Desafios e oportunidades das rotas tecnológicas para a mobilidade sustentável”, seminário onde palestrantes de alto nível e muito conhecimento chamam atenção para a necessidade de uma nova tecnologia de energia limpa para automóveis.

- Publicidade -

O evento presencial será restrito a convidados, mas terá transmissão ao vivo a partir das 14h pelo Grupo EP, por meio do site motordofuturo.com.br. Participarão pesquisadores, membros de universidades, representantes do Ministério da Economia, direção da Volkswagen e da Toyota e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Híbrido etanol
O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a principal fonte sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro sustentável. A novidade, que norteia o evento, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão movido exclusivamente a etanol.

A ideia envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a um elétrico, e as perspectivas da célula de hidrogênio. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.

Sobre o evento
O evento “Híbrido Etanol: o Motor do Futuro” é organizado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC). O encontro virtual também conta com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Prefeitura de Araraquara, das montadoras Volkswagen e Toyota e do CEAR, e tem como apoiadores de mídia a EPTV, os portais de notícias G1, A Cidade On e a rádio CBN São Carlos. A produção é da O.A. Eventos, empresa do Grupo EP.

O evento também contará com a participação de Industriall Brasil, Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (Tid Brasil), Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Federação dos Trabalhadores do Ramo Químicos da CUT do Estado de São Paulo (FETIQUIM/CUT), Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo (SINDICEL) e Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP).

- Publicidade -

Após a edição desta quarta, o evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro” terá novas edições no dia 10 de maio em Sorocaba (esse presencial e também com a inclusão de novas entidades) e em 22 de junho no Vale do Paraíba.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -