São Carlos registrou, neste sábado (13), mais chuva do que o que era previsto para um dia, sob influência de área de baixa pressão e frente fria. Até por volta das 17h30, segundo a Defesa Civil, a cidade calculou 48,3 milímetros.
De fato, a chegada da frente fria ao litoral paulista e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no mar, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mexeram com o clima de todo o estado.
Além da capital do clima, outras cidades e regiões paulistas também registraram chuvas intensas neste sábado – na região central, Ibaté, Descalvado, Porto Ferreira e Araraquara foram algumas delas.
Até quando chove?
Segundo a Defesa Civil de São Carlos, neste sábado a chuva deve permanecer contínua, mas com pouca intensidade, até por volta de 20h.
As condições para chuva devem seguir até na segunda-feira (15), mas com volumes cada vez mais baixos. No domingo (14), a previsão é de chuva rápida durante o dia e à noite, por volta de 20 mm.
Já na segunda-feira (15), quando a temperatura deve voltar a ficar mais elevada – máxima acima de 30ºC, estão previstos mais 15 milímetros que devem vir em forma de pancadas entre tarde e noite.
Depois, entre terça e quinta-feira, os acumulados esperados ficam abaixo de 10 mm. A média histórica mensal é de 303,2 milímetros. Até o momento, segundo o Inmet, janeiro teve pouco mais de 50 mm.