Após piora drástica nos indicadores, São Carlos (SP) regrediu para a fase vermelha do Plano São Paulo. Com isso, apenas atividades essenciais possuem autorização para funcionar. Medidas passam a valer a partir de sábado (6).
Nesta sexta-feira (5), o Departamento Regional de Saúde III (DRS III), que compreende 24 cidades, atingiu 81,9% da ocupação de leitos UTI SUS Covid. Por determinação do governo estadual, a região é rebaixada se atingir o índice de 75%.
Essa piora dos indicadores obrigou o governo estadual a anunciar o rebaixamento em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes. (Confira a coletiva na íntegra aqui)
O que funciona
Nesta fase, podem funcionar apenas serviços essenciais, como farmácias, mercados e supermercados, padarias, açougues, bancas de jornal, postos de combustíveis, transporte coletivo (ônibus, trens e metrôs), hotéis e pousadas, bancos e pet shops.
Comércio de rua e shoppings, bares e restaurantes, salões de beleza, cabeleireiros e similares, academias e centros esportivos e atividades culturais estão proibidos, assim como qualquer tipo de aglomeração.