A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reuniu na manhã desta sexta-feira, 17/12, no auditório do Paço Municipal, profissionais de diversos serviços de saúde para o treinamento virtual do fluxo de atendimento, diagnóstico e tratamento para escorpionismo, realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.
O público-alvo foram os médicos e enfermeiros das equipes de pontos estratégicos de atendimentos a acidentes com animais peçonhentos, hospitais, atenção básica, urgência e emergência, corpo de bombeiros, Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses e Endemias.
A região “Coração” do DRS-3 possui dois pontos estratégicos para atendimento de acidentes com animais peçonhentos: o Pronto Socorro de Porto Ferreira e o SMU da Santa Casa de São Carlos. Ambos possuem equipe preparada e profissionais treinados para atender essa demanda.
De acordo com a Prefeitura, as ações de prevenção acontecem diante da intensificação das ocorrências de acidentes por picada de escorpião no Estado de São Paulo.