Indicadores criminais de São Carlos divulgados nesta segunda-feira (25) mostram que a cidade está em melhor situação neste ano do que estivera no ano passado.
Segundo dados da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), seguem em queda os números de roubo, furto e homicídio intencional. Já as mortes no trânsito, lesão corporal e estupro continuam em alta.
VEJA TAMBÉM
Ligação do INSS: saiba com qual número o órgão vai ligar para não cair em golpe
Prefeitura de São Carlos gasta com prédio vazio o equivalente a 16 anos de locação de USF
Crimes contra a vida
Com uma vítima de homicídio em agosto, o total de 2023 subiu para 16, 10 a menos do que os 26 contabilizados no ano passado inteiro.
O município também registrou 13 tentativas de assassinato, das quais, 2 em agosto. A redução é de 50% na comparação com o índice de igual época de 2022.
Já as lesões corporais dolosas, ou seja, com intenção, teve aumento. Em agosto, foram 62, o que fez o total anual subir a 410, 55 a mais do que no mesmo período do ano passado.
Crimes contra o patrimônio
São Carlos registrou 1.914 furtos ao longo deste ano, dos quais, 244 foram em agosto. Há um ano, o total fora de 2.379, o que mostra redução substancial entre os dois anos.
Já entre os roubos, a redução foi de 281 para 241, na comparação entre janeiro e agosto dos dois anos. No mês passado, o município registrou 24 assaltos, o segundo menor índice mensal do ano.
Veículos
Entre os casos envolvendo veículos houve queda tanto nos roubos quanto nos furtos.
Entre os roubos, a redução foi de 71 para 53, com seis casos reportados somente em agosto. Já os furtos, a queda foi de 327 para 277, com 29 casos diários no mês passado – ou seja, quase 1 ao dia.
Estupros seguem em alta
Os casos de estupros em São Carlos continuam em níveis alarmantes. O aumento do total geral foi de 28 para 45, os oito primeiros meses dos dois anos, com a maior parte das ocorrências envolvendo vítima vulnerável.
LEIA MAIS
Como será a ligação do INSS para segurados anteciparem perícia?