A baixa cobertura vacinal contra a gripe está causando preocupação em São Carlos. Isso porque apenas 36,6% dos grupos que estão incluídos no público-alvo da campanha nacional procuraram os postos de saúde para tomar o imunizante. Até agora foram apenas 27.030 doses aplicadas.
Segundo dados da prefeitura municipal, a adesão mais baixa é de puérperas, com apenas nove doses aplicadas (2,4%), seguida de gestantes, com 159 doses (7,1%) e crianças, com 1.885 doses (13,9%).
O número de idosos vacinados é 22.363, mas o dado corresponde a apenas 50,6% da população são-carlense. Entre os trabalhadores de saúde, foram 2.614 doses, ou seja, 27,5%.
Onde se vacinar
A dose contra a Influenza está sendo aplicada em todas as unidades de saúde da cidade, tanto UBSs quanto USFs, e para aplicação é preciso apresentação do documento e carteirinha de vacinação.
Neste momento, a cidade aplica as doses em crianças até 5 anos e 9 meses, gestantes e puérperas, professores da educação privada ou pública, profissionais da saúde, pessoas com deficiência ou comorbidades acima de 5 anos e idosos acima de 60 anos.
Esta é a segunda etapa da campanha e ainda não há previsão para expansão do público. Caso haja sobra de doses após o fim da campanha, marcado para 3 de junho, a cidade pode abrir para a população em geral.
Vacina trivalente
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Vacinação de crianças
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.