Com dois novos mortos em abril, São Carlos encerrou os quatro primeiros meses de 2023 com dez vítimas de homicídios anotadas. O município teve aumento de 11,1% no principal indicador de violência, conforme dados da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública) divulgados nesta sexta-feira (26).
Dentre as três maiores cidades da região: São Carlos, Araraquara e Rio Claro, a Capital da Tecnologia – a mais populosa – figura na segunda posição no quesito mortalidade. Rio Claro é disparado o município com mais homicídios, com 12 mortes; Araraquara, a segunda cidade mais populosa, teve apenas uma vítima de violência.
VEJA TAMBÉM
Segurança Pública: Gestão Tarcísio afirma ter encontrado “divergências” em estatísticas do governo Rodrigo Garcia
Trio é preso após furto de 525 litros de óleo diesel da Rumo em Rio Claro
Dentre os outros crimes contra a vida, São Carlos anotou seis casos de tentativas de homicídio entre janeiro e abril, contra cinco em Rio Claro e igual quantidade em Araraquara.
Em São Carlos, a SSP computou, ainda, 183 lesões corporais dolosas, ou seja, aquelas em que o agressor deliberadamente e intencionalmente agride a vítima, redução de 5% frente 2022. Em Rio Claro, foram 209 ocorrências do tipo; Araraquara, 253 casos.
NÚMEROS DE ABRIL
Em abril, último mês com balanço fechado da SSP, São Carlos contabilizou dois homicídios, uma tentativa de homicídio e 40 lesões corporais dolosas.
Na comparação com o mês de março, houve redução no número de mortes (-3), nas tentativas de homicídio (-2) e nas lesões corporais dolosas (-9).
CASOS DE ESTUPRO
São Carlos teve aumento de 50% nos casos de estupro nos quatro primeiros meses deste ano. Foram relatados à forças de segurança 24 casos do tipo, oito a mais do que no mesmo período do ano passado. Segundo a SSP, 16 das ocorrências vitimaram vulneráveis, número que coloca o indicador em patamar de igualdade aos de 2022.
LEIA MAIS
Brasil tem mais de 5 milhões de jovens entre 14 e 24 anos sem emprego