A temperatura deve voltar a subir gradativamente neste final de semana pela região de São Carlos, mas o vento de origem polar promete continuar deixando as manhãs e noites mais geladas. Na madrugada desta sexta-feira (26), a capital do clima registrou sensação térmica de 10ºC.
Esse foi o quarto dia consecutivo de queda de temperaturas e sensação térmica mais baixa em São Carlos. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros chegaram a registrar 15ºC.
A previsão é que esta sexta ainda seja mais gelada entre manhã e tarde, mas quem ficar embaixo do sol pode até esquentar um pouquinho. A máxima prevista é de 27ºC e há uma previsão de 6 mm de chuva isolada entre tarde e noite.
A partir de sábado (27) é que as temperaturas voltam a subir gradativamente, com a máxima chegando em 29ºC. A previsão ainda é de sol com nuvens durante a manhã e pancadas de chuva entre tarde e noite, desta vez com 8 mm.
Já no domingo (28), as condições de friaca devem melhorar significativamente. A máxima prevista volta a ficar na casa dos 30ºC e a mínima também sobe para 19ºC – mas o ventinho gelado ainda permanece. Há previsão de 15 milímetros de chuva, mas as chances são menores que nos outros dias.
O que está acontecendo?
Segundo os meteorologistas, o ar polar que provoca ventos gelados está fazendo força para se afastar para o centro atlântico, mas outro sistema está impedindo e acaba deixando o vento mais intenso.
O frio também tem ganhado intensidade nestes dias porque, diferente do começo da semana, o tempo aberto e sem nuvens favorece a perda de calor à noite, a conhecida ‘perda radiativa’. Assim, mais calor escapa e as temperaturas caem.
Essa perda radiativa é mais eficiente sobre uma região quando se tem a influência de uma alta pressão, sistema que reduz a umidade do ar, e consequentemente, a quantidade de nuvens.