O ar frio de origem polar que se espalha sobre o Brasil está intensificando a chuva e deve provocar uma acentuada queda da temperatura na região sudeste. Em São Carlos, nesta quarta-feira (10) já choveu mais que o esperado e a temperatura caiu consideravelmente.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade amanheceu com a temperatura mais baixa dos dez primeiros dias de agosto, com termômetros marcando 11,2ºC. Os ventos devem ficar mais fortes no período da tarde, chegando a 36 km/h.
A temperatura média está abaixo dos 15ºC desde o início da madrugada. Ontem (9), a mínima registrada foi 15,9ºC, e a máxima chegou a 23,9ºC. A qualidade do ar também melhorou consideravelmente nos últimos dois dias, ficando acima dos 63% e chegando a 91% nesta quarta-feira.
De acordo com a Defesa Civil, esta madrugada já choveu mais que o previsto e também mais que os outros dois dias, foram 19,2 milímetros registrados. Hoje, a temperatura deve ficar entre 11ºC e 18ºC, dia mais gelado da semana.
Próximos dias
A chuva deve se despedir da capital do clima ainda nesta quarta-feira, já que não há previsão de temporal para a quinta (11), segundo a Climatempo. O céu também deve começar a abrir, substituindo os dias nublados.
Segundo os meteorologistas, grande parte da região sudeste vai viver uma queda considerável na temperatura nas próximas 48 horas, e a frente fria provocará muita nebulosidade em várias áreas do país.
A partir de sexta-feira, a previsão é de sol com céu aberto e sem nuvens, manhãs e noites mais geladas com temperaturas abaixo dos 13ºC e umidade do ar voltando a cair.