São Carlos teve redução de 39% no número de divórcios extrajudiciais em 2021, embora os números se mantiveram acima dos níveis pré-pandemia de Covid-19.
Levantamento feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), a pedido do acidade on São Carlos, mostra que São Carlos teve 34 divórcios consensuais em cartórios no ano passado.
Em retrospecto, apesar de bem menor do que os 56 distratos em 2020, os números de 2021 ainda estão acima dos 27 contados em 2019.
Os divórcios extrajudiciais são realizados em cartórios. O casal deve dar a anuência para a dissolução do matrimônio e partilha de bens. O processo, simplificado, é chamado comumente de “consensual”. Os casos em que o casal tem filhos dependentes são conduzidos na Justiça.
Nas comparações mensais, janeiro foi o mês com maior volume de divórcios, com oito casos, seguido por maio, com seis dissoluções.
Uniões estáveis
A cidade teve redução de 60% no número de uniões estáveis em 2021, segundo a Arpen-SP. Em todo ano foram apenas quatro uniões, contra 10 em 2020 e 14 em 2019.
As uniões foram oficializadas somente nos meses de dezembro (2), novembro (1) e agosto (1).