Não é de hoje que moradores vários bairros de São Carlos convivem com a falta de água rotineira, e com os problemas mais recentes apontados pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a sensação é de que o problema nunca será solucionado.
Pelo menos 18 bairros da cidade têm sido afetados com esses problemas desde sexta-feira e esperam que tudo seja resolvido nesta quarta-feira (20).
Entre as causas, segundo a autarquia, estão problemas em bomba e reservatórios sem água. De acordo com o Saae, a captação de água do Espraiado foi solucionada no fim de semana e o problema em bomba na Vila Nery também foi resolvido.
À EPTV Central, a autarquia também disse que faz um trabalho de identificação e reparo de vazamentos visíveis e invisíveis para evitar perdas diárias de água, e que para 2024, está prevista uma nova etapa de modernização da rede de água.
Revolta e desabafo
A autônoma Valdinéia Cândido Ribeiro, moradora do Jardim São João Batista, relata que vive com esse problema diariamente e precisa aproveitar o pouquinho que aparece na parte da manhã, antes que tudo volte a acabar.
Ela deixa duas canecas cheias com água para ajudar nos serviços básicos da cozinha. “Depois para jogar uma água num prato pra não ficar tão duro até a hora que chegar água, porque você lavar a louça não dá, né?” reclamou.
Juliana Aparecida Barbosa também mora no bairro e, quando chega em sua casa corre contra o tempo para realizar seus afazeres com o pouco de água que encontra e ainda precisa armazenas água em baldes para dar conta do resto.
Os moradores do bairro relatam que esse problema já acontece há vários anos. “Eu moro aqui já tem 43 anos que está essa luta com a água. A água vem de madrugada e a gente fica sem água”, disse Valdinéia.
*Com informações da EPTV Central.