Não é uma nova onda de calor, mas um fenômeno bem parecido: o pico de calor, provocado por um sistema de alta pressão, deve deixar o tempo bem mais quente no interior de São Paulo. Esta semana será marcada por temperaturas acima de 35ºC e com pouca chance de temporais.
Esse sistema de alta pressão em médios e altos níveis é o responsável por deixar as temperaturas mais elevadas. Atualmente, ele está na região sul de Minas Gerais, mas se aproxima logo e provoca esse pico nos últimos dias de fevereiro.
O sistema também deve impactar na umidade do ar, deixando o ar mais seco e os índices mais baixos, mas ainda há transporte de umidade para a região central, o que pode ocasionar chuvas isoladas e rápidas no fim do dia, típicas pancadas de verão.
A tendência é que o pico de calor deixe as temperaturas máximas até 5ºC acima da média. Segundo os meteorologistas, essa situação é bem comum para essa época do ano.
Entre segunda (26) e quarta-feira (28), as temperaturas permanecem elevadas por causa dessa alta pressão que começa a se aproximar, mas a partir de terça-feira as nuvens terão mais dificuldades para se formarem e o tempo seco volta a predominar.
Calor é sinônimo de temporal?
Mesmo que os termômetros “no alto” sejam indicativos de temporais, a boa notícia é que as chuvas intensas devem dar uma ‘trégua’ até sexta-feira, quando um novo sistema passa a atuar.
As chuvas esperadas para os finais de dia são combinações de calor e umidade e devem vir em volumes abaixo de 15 milímetros, já que a alta pressão também vai controlar os grandes acumulados.
Confira a previsão para os próximos dias na capital do clima:
Segunda-feira (26)
Temperatura entre 22ºC e 33ºC
15 mm de chuva entre tarde e noite
Terça-feira (27)
Temperatura entre 21ºC e 34ºC
Sem chuva prevista
Quarta-feira (26)
Temperatura entre 22ºC e 36ºC
8 mm de chuva entre tarde e noite
Quinta-feira (29)
Temperatura entre 21ºC e 35ºC
10 mm de chuva entre tarde e noite
Sexta-feira (1º)
Temperatura entre 21ºC e 33ºC
20 mm de chuva entre tarde e noite