São Carlos começou a quarta-feira (24) com sensação térmica de 14,8ºC, um friozinho que não era sentido desde setembro, mais especificamente, e deve continuar por mais alguns dias para aliviar o calorão típico do verão.
O que vem causando essa sensação de frio é uma massa de ar polar que está localizada no sul, mas vem avançando e trazendo ventos gelados para o Sudeste, baixando as temperaturas em toda a região.
Para hoje, a máxima prevista é de 26ºC, e mesmo que o sol tenha voltado a brilhar discretamente logo nas primeiras horas da manhã, o vento frio é que vai predominar. A chuva também perde a força em boa parte da região por conta do ar polar, com previsão de 5 mm.
Ontem, a capital do clima teve a tarde mais fria do verão quando os termômetros registraram máxima de 24,2ºC, a menor temperatura desde o dia 28 de setembro do ano passado, cinco graus a menos do que o registrado na segunda-feira, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
ZCAS x Alerta para chuvas
No interior de São Paulo a previsão é de chuva mais leve, mas várias cidades podem ser surpreendidas por chuvas moderadas a forte sob influência de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que está se formando sobre o Brasil.
De acordo com a Climatempo, este evento climático pode resultar em chuvas intensas, gerando impactos como enchentes e deslizamentos de terra, afetando diretamente a população da região Sudeste.
Hoje, o Inmet tem ativo um alerta para perigo potencial de chuvas intensas de até 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h, mas baixo risco de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.