O governo do Estado iniciou, na segunda-feira (29), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o documento que substitui o RG. A nova carta é oferecida em nove pontos da Grande São Paulo.
O documento tem emissão limitada, em formato piloto, e será ampliada gradativamente.
Para emissão da CIN, é necessário agendamento exclusivo pelo aplicativo do Poupatempo. Os cidadãos devem ir até o local de atendimento com a certidão de nascimento ou de casamento.
A partir de 2032, a CIN será o único documento válido nacionalmente. Até a data, o documento RG continua sendo válido e emitido normalmente. O governo ressalta que não há necessidade de correria aos postos para emissão da nova carteira de identidade.
Como solicitar?
Para solicitar a CIN no Estado de São Paulo será necessário preencher alguns requisitos, como ter uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal – onde os dados devem estar idênticos em relação aos da certidão de nascimento/casamento –, além de não ter outra solicitação da CIN em andamento.
Assim como já ocorre com os demais serviços oferecidos pelo Poupatempo, é obrigatório realizar o agendamento gratuitamente para ser atendido. A opção está disponível no aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR.
A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, acabando com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo possibilidades de fraudes.
O documento apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
A versão digital estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Quais documentos são exigidos?
CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia simples).
Onde o documento é emitido?
Nos postos Poupatempo de Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé, na capital, e em Caieiras e Guarulhos, na Grande SP;
Unidades do IIRGD (Instituto de Identificação “Ricardo Gumblenton Daunt”) São Miguel, Barueri e São Caetano do Sul.
Quanto custa?
A primeira via da CIN é de graça.
Até quando vale o RH?
A carteira atual não perdeu a validade e continuará a ser emitida pelo Estado. O RG será válido até 28 de fevereiro de 2032. Na fase atual, o RG continua a ser emitido.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.