O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer curso técnico de graça para os profissionais da saúde por meio do Programa Saúde com Agente, que tem o objetivo de capacitar agentes de saúde de todo o Brasil para melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.
Na região, 40 cidades aderiram ao programa que oferece 200 mil vagas em todo Brasil (veja lista abaixo). As inscrições começam nesta segunda-feira (14) e vão até 18 de abril.
São dois cursos: técnico em agente comunitário de saúde, com 62 mil vagas disponíveis; técnico em vigilância em saúde com ênfase no combate as endemias, com 138 mil vagas.
Os cursos têm 1.250 horas de aula feitas à distância, de forma remota, divididas por 10 meses. Também haverá atividades presenciais, que serão realizadas no local de trabalho dos participantes.
Inscrições
Podem participar pessoas que já atuam como agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias. Os selecionados precisam continuar vinculados ao SUS até terminar as aulas.
Para fazer a inscrição, a pessoa interessada deve entrar no site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Cidades da região que aderiram ao Programa Saúde com Agente:
Analândia; Araras; Brotas; Decalvado; Dourado; Ibaté; Itirapina; Pirassununga; Porto Ferreira; Ribeirão Bonito; Rio Claro; São Carlos.