Esta terça-feira (20) deve ser o dia mais chuvoso e menos quente de toda a semana. A previsão indica chuva a qualquer hora e há alerta amarelo em vigor para chuvas intensas por todo o estado de São Paulo, estimulados pela circulação dos ventos ciclônicos.
As chuvas de ontem foram provocadas pelo aumento de umidade e o cavado que está em atuação na região, em combinação com o calor dos últimos dias.
Para hoje a previsão é de 25 milímetros na capital do clima, com chuva a qualquer hora do dia, mais umidade e menos sol. Neste momento, núcleos de chuva fraca a moderada atuam em parte do nordeste paulista.
De acordo com os meteorologistas, as chuvas podem se tornar temporais com ventos fortes, descargas elétricas e granizo. No começo da tarde, o sistema se espalha e ganha força por conta do tempo abafado.
Os profissionais explicam, ainda, que a combinação de circulação e ventos em diferentes níveis vai influenciar o estado de São Paulo hoje, aumentando as condições de chuva. Além disso, uma circulação ciclônica de ventos também deve potencializar a chuva.
Neste momento, há um ar quente e úmido vindo do norte do Brasil que também ajuda a alimentar a chuva, e a tempestade Akará, que está em alto mal, puxa umidade para o estado.
Para os próximos dias…
A expectativa é que a partir de quinta-feira o sol volte a brilhar. Amanhã (21), o dia fica um pouco mais quente e dentro da média para essa época do ano. A chuva pode começar pela manhã, rápida e passageira.
Entre tarde e noite, as chuvas ganham intensidade e podem vir acompanhadas de trovoadas e raios, mas na quinta-feira o sol deve voltar a abrir, com chuva concentrada em formato de pancadas no fim da tarde.