A terça-feira (27) promete ser mais quente que ontem na região de São Carlos. Os termômetros devem chegar a 34ºC, e nos períodos mais quentes, a umidade do ar pode ficar abaixo do ideal.
Esse pico de calor que deve acontecer até quarta-feira, pelo menos, está sendo incentivada pelo sistema de alta pressão que está sobre o sul de Minas Gerais e vem se aproximando da região.
Hoje, os termômetros já marcavam 23ºC na capital do clima, e a tendência é que este seja o dia mais quente do mês até o momento. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), já são cinco dias com temperaturas acima de 30ºC.
Embora não haja previsão de chuva para hoje, o instituto acionou um alerta amarelo que indica perigo de chuvas pelo estado de São Paulo, já que a combinação calor e umidade do ar deixa o clima estável.
Pico ou onda de calor?
Nesta terça-feira a previsão é que as temperaturas fiquem 7ºC ou mais acima da média de máxima para o mês, uma temperatura bastante alta e que vem seguindo a tendência de calor dos últimos dias.
No entanto, o “fenômeno” ainda não é considerado uma onda de calor, trata-se apenas de picos. Isso porque, segundo a Organização Meteorológica Mundial, para ser considerado onda de calor seriam necessários cinco dias consecutivos com temperaturas 5ºC ou mais acima da média – o que ainda não aconteceu.
A situação, no entanto, está sendo monitorada de perto, já que o calorão deve persistir até sexta-feira, pelo menos. Na quarta, a máxima prevista é de 36ºC, e na quinta cai para 35ºC. Nestes dias, há elevação da temperatura mínima para 24ºC.