Imagens aéreas registradas nesta quinta-feira (1º) revelaram os danos causados pela A explosão de um caminhão em um posto de combustíveis na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Rio Claro. O acidente deixou um morto e outros 21 feridos na noite. (Veja as imagens abaixo)
O acidente aconteceu no km 175 e deixou um rastro de destruição com o impacto e incêndios gerados pela explosão. O resgate das vítimas mobilizou bombeiros e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com a Defesa Civil, já se sabe que o caminhão que explodiu estava com vazamento da carga e que a pastilha de freios estava muito quente, o que pode ter iniciado a combustão. O veículo chegou ao posto com a roda em chamas.
O deslocamento de ar causado pelas explosões causou danos no posto, no restaurante do local e em casas da região em um raio de cerca de 15 km. Ao menos dez caminhões que estavam no posto foram atingidos pela explosão e pegaram fogo. O muro de uma empresa ao lado não resistiu e desmoronou. Uma lanchonete também ficou destruída.
– Rapaz que morreu após explosão tentava salvar motorista do caminhão
– “Meus Deus do Céu, estremeceu tudo, foi horrível”, diz testemunha
Feridos
Pelo menos 22 pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelos bombeiros e Samu. Duas estavam em estado grave, entre eles Jovino Rocha de Andrade, que não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta quinta (1º) na Santa Casa.
Na quarta-feira (30), nove vítimas foram encaminhadas para atendimento em Ipeúna. Na UPA da Avenida 29 foram atendidos sete feridos, sendo que três foram levados pelo Samu e quatro procuraram o atendimento por meios próprios. Cinco destes pacientes da UPA 29 foram liberados na manhã desta quinta (1º). Ao Pronto-Socorro Municipal (PSMI), que fica ao lado da Santa Casa, foram encaminhados seis pacientes. Dois estavam em estado grave e foram transferidos para a Santa Casa. Jovino era um deles e não resistiu.
Algumas vítimas inalaram fumaça e outras tiveram queimaduras de 2º e 3º graus. Oito viaturas e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local para o resgate das vítimas.