Um projeto que envolve a UFSCar e outras duas universidades públicas apresentou ao Ministério da Saúde dois produtos com o foco nos cuidadores familiares de pessoas que vivem com demência.
Em reunião realizada no final de março, a equipe do projeto apresentou dois produtos, o Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa e o iSupport-Brasil (BR), ferramenta online que está em processo de avaliação em outros países e que apoia os cuidadores nesse contexto. O retorno do Ministério foi positivo e indicou o início da utilização dos produtos ainda neste ano.
O encontro para apresentar as ações do projeto ao Ministério da Saúde foi realizado no dia 31 de março e contou com a presença de representantes da pasta, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da regional de São Carlos da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). A equipe de pesquisadores do iSupport-BR também participou, sendo representada por integrantes da UFSCar, Universidade de Brasília e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“O objetivo dessa reunião foi apresentar a versão final desses dois produtos para aprovação e conhecimento da equipe do Ministério, que ficou muito satisfeita. Ainda não há uma data precisa para divulgação desses produtos, mas foi delimitado que acontecerá ainda neste ano. As datas serão definidas em reunião interna do Ministério”, conclui Aline Gratão.
O projeto TED 065/2018 é coordenado pela professora Aline Gratão, do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e conta com a participação de docentes das outras duas universidades públicas.
Segundo o grupo, uma das propostas é o iSupport-Br, ferramenta on-line de apoio a cuidadores familiares de pessoas que vivem com demência, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em processo de adaptação e implementação em países como Índia, China, Japão, Portugal, Austrália e Holanda, o iSupport-BR acaba de passar por tradução, adaptação cultural e testes acerca da usabilidade – etapas realizadas pelo TED 065/2018 e apresentadas na reunião – e agora seus efeitos serão testados, de forma que se possa comprovar que essa ferramenta é acessível, prática em relação ao contexto da atenção primária e secundária à saúde, e eficaz para a saúde mental desses cuidadores.
A coordenadora do projeto aponta que o conteúdo do iSupport é baseado em um modelo no qual a personalidade de alguém com demência é central e o cuidado é pensado como interação, de acordo com as necessidades e habilidades individuais. As técnicas que embasaram o desenvolvimento do programa incluem elementos da terapia cognitivo-comportamental, psicoeducação, relaxamento, ativação comportamental, reenquadramento cognitivo e resolução de problemas, estando integradas aos exercícios da plataforma.
De acordo com Gratão, em países com diferentes níveis de desenvolvimento, exercer o cuidado pode afetar a saúde física e mental e, por isso, o apoio a cuidadores familiares e outros cuidadores não remunerados está incluso como uma das áreas do Plano de Ação Global (2017-2025) da OMS sobre a resposta da saúde pública à demência. Nesse contexto, o iSupport atua como forma de apoiar esse público que se dedica ao cuidado do familiar.
Aline Gratão cita que, de forma geral, pesquisas com intervenções em diferentes contextos demonstram que programas educacionais e de treinamento das habilidades de cuidado possuem impacto positivo sobre o conhecimento e bem-estar psicológico de cuidadores de pessoas que vivem com demência.
Sobre o iSupport, comenta que, “com o uso da Internet cada vez maior, pode ter vantagens sobre os desafios associados à realização de intervenções de suporte em formato presencial para cuidadores em países de baixa e média renda, ajudando a alcançar mais pessoas e aumentar a cobertura do serviço e prestação de suporte”.
Outro produto que integra o projeto TED 065/2018 é o Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa. O material é uma atualização do Guia do Cuidador, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde. Trata-se de um novo manual com informações sobre o processo de envelhecimento, o autocuidado da pessoa idosa saudável, o cuidado com pessoas idosas e redes de apoio. O Guia destina-se a idoso, cuidadores, profissionais da saúde que trabalham com esse público, estudantes e pesquisadores da área do envelhecimento humano.