Uma pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está em busca de mulheres voluntárias para um estudo sobre depressão pós-parto.
Para participar, é necessário ter passado pela experiência do parto há, no máximo,10 meses. A contribuição com o estudo consiste em responder a um questionário online, disponível no site da universidade.
O tempo estimado de resposta ao questionário é de 20 minutos e é garantido o sigilo das informações fornecidas, bem como dos dados pessoais das voluntárias.
VEJA TAMBÉM
UFSCar ocupa 9º lugar entre as universidades brasileiras em pesquisa
NovoTec oferece 5 cursos em São Carlos com bolsas de R$ 600
Com base nos dados coletados, o estudo busca mapear o índice de mulheres que apresentam depressão pós-parto, que pode ser comum devido à pressão social por elas sofrida em relação à obrigação da mãe de estar sempre feliz após o nascimento do filho.
A pesquisadora responsável pelo estudo afirma que possui foco maior na constatação do índice de depressão pós-parto entre mulheres autodeclaradas pretas e pardas, visto que, do ponto de vista da marginalização social histórica, essa população tende a estar mais vulnerável ao abandono parental, à ausência de assistência financeira e outras violências.
Os resultados da pesquisa serão de suma importância para a construção de uma base de dados capaz de auxiliar agências e redes de saúde a diagnosticar a doença e ampliar os serviços de assistência a mulheres que enfrentam tal situação.
Para obter mais informações sobre o estudo e como participar, as interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora responsável por meio do endereço helenafrs@estudante.ufscar.br.
LEIA MAIS
Veja lista de destinos para viajar onde o real vale mais
Vídeo de Leonardo beijando mulher em camarim viraliza na internet; assista