- Publicidade -
CotidianoÚltima semana de setembro tem previsão de calor de 40ºC e chuva para “refrescar”

Última semana de setembro tem previsão de calor de 40ºC e chuva para “refrescar”

Previsão indica mudança do tempo a partir de quarta-feira, mas o calor continua mesmo com chances de chuva

- Publicidade -

Mais um mês está chegando ao fim, e setembro se despede ainda com atuação da onda de calor que tem elevado temperaturas em todo o país. No estado de São Paulo a semana começa com previsão de 40ºC para esta segunda-feira (25), e a partir de quarta a chuva pode aparecer.

A previsão é de que a semana continue bem quente, com termômetros marcando acima de 35ºC em toda a região central. O recorde deve ser nesta segunda-feira, com 40ºC, e a máxima diminui gradativamente ao longo dos próximos dias, que prometem ser de sol e sem nuvens.

- Publicidade -

Uma breve mudança de tempo chega na quarta-feira (27), quando a mínima sobe para 24ºC e há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com 7 milímetros previstos.

VEJA TAMBÉM

Calor eleva consumo e Cidade Aracy tem falta d’água pelo segundo dia seguido

Quer fugir do calor? Veja quatro dicas para se refrescar em São Carlos

Na quinta-feira (28), a indicação é de mudança brusca de temperatura, com sol e aumento de nuvens de manhã e chuva em qualquer hora do dia. A temperatura máxima sinaliza queda, mas o calor permanece.

- Publicidade -

ENTENDA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Segundo a Climatempo, a onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área, por vários dias consecutivos.

Essa alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva.

No caso do Brasil, de acordo com o órgão, as alterações na circulação dos ventos sobre o país impedem a mistura do ar quente com o ar mais fresco trazido pelas frentes frias, que atualmente estão sendo desviadas para alto mar.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma região enfrenta uma onda de calor quando a temperatura diária fica, no mínimo, 5ºC acima da climatologia por pelo menos cinco dias consecutivos.

LEIA MAIS

MPF pede rejeição de projeto que proíbe casamento homoafetivo; entenda

- Publicidade -
Thayná Cunha
Thayná Cunhahttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Repórter do acidade on desde 2019. Graduada em jornalismo pela Uniara e pós-graduada em Marketing e Mídias Digitais, atuou como assessora de imprensa e social media e escreve, principalmente, sobre lazer, cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -