Nesta quinta-feira (18), se encerra o prazo para solicitar o voto em trânsito em todo o país para as eleições de 2022. Em São Carlos, cerca de 556 eleitores já aderiram à modalidade, até o momento.
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Letícia Brumato, há dois cartórios eleitorais na cidade, onde é possível fazer a solicitação, sendo que, somente nesta quinta-feira, um deles recebeu cerca de 200 pedidos de voto em trânsito e o outro cerca de 150 solicitações.
“Como todo brasileiro, todo mundo deixou pro último dia. Então, o movimento nos cartórios está intenso. Somente aqui, a gente acredita que atendeu umas 200 pessoas só hoje”, afirmou a chefe.
LEIA MAIS
São Carlos emite R$ 135 mil em novas multas de trânsito
Em parceria com a Unesp, Rio Claro inaugura Centro de Inovações Tecnológicas
O prazo de solicitação para o voto em trânsito teve início há um mês, em 18 de julho e, em São Carlos, mais de 62% das solicitações foram feitas somente no último dia de adesão.
Como e quem pode fazer a solicitação?
Os eleitores que estão em São Carlos com título de eleitor emitido em outra localidade e que, mesmo assim, pretendem cumprir o direito de voto devem fazer a solicitação do voto em trânsito até às 18h desta quinta-feira (18).
Os cartórios que realizam a solicitação são:
- Cartório da 121ª Zona Eleitoral – Avenida Comendador Alfredo Maffei, 1635 – Jardim São Carlos
- Cartório da 410ª Zona Eleitoral – Rua Nove de Julho, 1916 – Centro
O voto em trânsito também é válido para os moradores que têm o título eleitoral emitido em São Carlos e que estarão viajando na data do primeiro turno das eleições, prevista para 2 de outubro.
“O eleitor que deixar o prazo do dia 18 de agosto passar, vai precisar justificar o voto. A justificativa pode ser feita pelo e-título, em uma sessão eleitoral no dia da eleição ou em um cartório após a data da eleição”, explicou Brumato.