Começou a funcionar nesta segunda-feira (19) a nova unidade do Cadastro Único (CadÚnico) do bairro Santa Felícia, em São Carlos. A prefeitura estima que 20 famílias sejam atendidas por dia no espaço, que fica no prédio do Centro Referência de Assistência Social (Cras).
Hoje, segundo a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, 20.272 famílias da cidade estão cadastradas e o maior fluxo de atendimento é na unidade do Centro, que atende 138 famílias. Com a nova unidade, a intenção é melhorar o serviço oferecido.
“Descentralizamos o atendimento para atender mais e melhor as pessoas que precisam se cadastrar ou se recadastrar e também para aproximar o poder público da população, bem como reduzir a espera no atendimento”, explica a secretária Vanessa Soriano.
Leia mais
Concurso público de São Carlos abre inscrições; veja vagas
Veja concursos públicos com inscrições abertas na região de São Carlos
A unidade vai atender no prédio do Cras, que fica na rua José Quatrochi, nº 140. O horário de atendimento será das 8h às 17h, com distribuição de senhas e agendamentos.
Atualmente, os atendimentos dos beneficiários também acontecem presencialmente em outros dois locais, sendo eles:
- Seção de Gestão de Programas de Transferência de Renda e Cadastro Único, localizado na rua Conde do Pinhal, nº 1.409, no Centro
- Unidade instalada junto ao Cras do Cidade Aracy, localizada na rua Orestes Mastrofrancisco, nº 430
Para saber se o seu cadastro está atualizado é possível consultar por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br. O município disponibiliza também o atendimento via aplicativo do WhatsApp pelo (16) 99628-8131.
O que é?
O Cadastro Único é um programa do Governo Federal para identificação e caracterização das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.
Desde 2003 o Cadastro é utilizado para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, para a concessão de benefícios do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica CPFL e IPTU, auxilio gás, dentre outros muitos benefícios.
Veja também