São Carlos recebe entre os dias 13 e 15 de setembro a unidade móvel da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp). O escritório volante ficará nas imediações do Fórum Cível e vai oferecer alguns serviços, entre eles, a digitalização de processos que ainda estão em formato físico e paralisados nos tribunais devido a pandemia de Covid-19. O funcionamento será das 10h às 17h.
Em agosto, a associação atingiu a marca de 2 milhões de páginas digitalizadas. Os profissionais podem digitalizar seus processos, em primeira ou segunda instâncias que tramitam de forma física, tanto na esfera estadual quanto na federal. Mais de 50 municípios paulistas, entre Grande São Paulo e interior, receberam o serviço.
“É com orgulho que anunciamos o marco de 2 milhões de páginas digitalizadas, desde o início da ação. O andamento processual ganha maior celeridade, beneficiando não só os profissionais do direito, mas também os jurisdicionados e a sociedade como um todo”, diz Mário Luiz Oliveira da Costa, presidente da Aasp.
Além de ajudar a preservar o meio ambiente – a cada 10 mil folhas de papel A4 economizadas, uma árvore é poupada –, o serviço de digitalização oferecido pela AASP é completo, pois os documentos são separados em pastas, nos moldes exigidos pelos tribunais. Trata-se da chamada indexação, que facilita a identificação das peças processuais. Os profissionais da AASP que estarão no local organizarão cada processo em um mesmo arquivo. O serviço é estendido aos profissionais do Direito de todo o Brasil.