Começam nesta terça-feira (15) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com mais de 220 mil vagas em universidades públicas de todo o país. Somente no Estado de São Paulo são quase 11 mil oportunidades.
O Sisu oferece vagas em faculdades públicas utilizando a nota do Enem para selecionar os melhores alunos, permitindo ao estudante de qualquer parte do país disputar uma vaga em todos os estados, aumentando a chance de entrar na universidade.
Podem participar estudantes que prestaram o Enem 2021 e não zeraram a redação. No Estado, quatro universidades paulistas oferecem quase 10.768 vagas em 302 cursos em 17 cidades. Além de São Carlos (SP), há vagas em Araras (SP), Pirassununga (SP), Ribeirão Preto (SP) e na capital.
Entenda
O Sisu é um sistema informatizado onde os candidatos se inscrevem nos cursos que desejam cursos. Nos quatro dias em que fica aberto, o aluno pode ir mudando a opção de acordo com a nota de corte em cada curso. Se o valor de corte sobe acima da nota que o estudante obteve no Enem, ele pode procurar outra opção onde seu desempenho pode render a aprovação.
Neste ano, o Ministério da Educação unificou num mesmo portal os três programas de acesso ao ensino superior do governo federal: além do Sisu, os dados digitados por cada candidato já ficam armazenados para o Prouni e para o Fies.
O endereço é o acessounico.mec.gov.br. e para entrar é preciso ter o login e senha do site do governo federal. A inscrição no Sisu fica aberta até as 23h59 minutos de sexta-feira (18). O resultado sai na terça-feira (22) e as matrículas já ficam abertas no dia seguinte até 8 de março.