A Universidade de São Paulo (USP) foi reconhecida como a principal instituição de ensino superior da América Latina e alcançou a 85ª posição no renomado ranking mundial da QS World University, considerado um dos mais prestigiosos do mundo.
Divulgada recentemente pela editora Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, a 20ª edição do ranking – referente a 2024 – revelou um avanço significativo da USP, com um salto de 30 posições em relação à classificação anterior.
VEJA TAMBÉM
Censo: população de São Carlos cresce 14,81% e se mantém a maior da região
Jovem trans de São Carlos realiza cirurgia de mamoplastia pelo SUS: “Me sinto liberto”
O processo de avaliação levou em conta a análise de 17,5 milhões de trabalhos acadêmicos, além da opinião de 240 mil professores, estudantes, funcionários e dirigentes escolares. Mais uma vez, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) manteve seu título como a melhor universidade do mundo, sendo esse o seu 12º ano consecutivo nessa posição de destaque.
Na segunda posição do ranking encontra-se a Universidade de Cambridge, que já ocupava o posto de vice-líder na edição anterior, com uma pontuação de 99,2. Já a Universidade de Oxford subiu uma posição e ficou com o terceiro lugar, acumulando 98,9 pontos.
A USP obteve uma pontuação de 62,8 em um total de 100 pontos possíveis (enquanto o MIT atingiu a pontuação máxima). É a primeira vez nesta década que a universidade figura entre as cem melhores instituições de ensino do mundo. Na edição anterior do ranking, em 2023, a USP possuía uma pontuação de 56,1, ocupando a 115ª posição geral e o terceiro lugar na América Latina, atrás da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional Autônoma do México. Agora, na América Latina, a instituição mexicana ocupa o segundo lugar, com uma pontuação de 61,4, e a instituição argentina se encontra em terceiro, com 61 pontos.
Em 2021, a USP ocupava a 115ª posição, com uma pontuação de 54,8, enquanto em 2022 caiu para a 121ª colocação, com 55,9 pontos.
A segunda melhor universidade brasileira é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa o 220º lugar geral e o 8º lugar na América Latina, com uma pontuação de 42,7. Em terceiro lugar está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), classificada em 371º no mundo e em 12º na América Latina, com uma pontuação de 29,9.
As dez melhores universidades do mundo no ranking QS World
1 – Massachusetts Institute of Technology (MIT)
2 – University of Cambridge
3 – University of Oxford
4 – Harvard University
5 – Stanford University
6 – Imperial College London
7 – ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology
8 – National University of Singapore (NUS)
9 – University College London (UCL)
10 -University of California, Berkeley (UCB)
LEIA MAIS
Censo 2022: número de domicílios aumenta 34% em 12 anos; confira