A Universidade de São Paulo (USP), que tem um de seus campi em São Carlos, ficou entre as 150 melhores universidades do mundo pelo quarto ano consecutivo, segundo o ranking internacional de Shanghai.
A nível nacional, a instituição conquistou o primeiro lugar entre as universidades melhores conceituadas no país, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em segundo lugar e pelas Universidades Federais de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do Rio Janeiro e Unesp, todas empatadas em terceiro lugar.
Já em relação às áreas do conhecimento de referência, a USP emplacou cinco cursos entre os 50 melhores do mundo, são eles:
- Odontologia – 15º no ranking mundial
- Ciência e tecnologia de alimentos – 16º no ranking mundial
- Agricultura – 18º no ranking mundial
- Veterinária – 31º no ranking mundial
O quinto curso melhor ranqueado é o de matemática, que ocupou a 45ª posição entre todas as instituições que também oferecem graduação e pós-graduação nesta área.
O curso de matemática da USP é oferecido somente em dois campi da instituição no país, sendo um no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) em São Carlos e o outro no Instituto de Matemática e Estatística (IME), em São Paulo.