Da reportagem da EPTV
Em plenas férias escolares, os parquinhos dos bairros de São Carlos, que deveriam estar com crianças estão vazios. E não é por falta de vontade dos pequenos em utilizar o local.
É que a falta de zelo aliada ao vandalismo deixou alguns playgrounds insalubres. Brinquedos com madeira podre, mato alto, entulho e furto de fiação deixam a situação complicada.
No Santa Felícia, um parquinho ficou pronto recentemente. Os brinquedos são novinhos, mas os vândalos que frequentam o local já levaram a fiação. Como se não bastasse, subtraíram também as lâmpadas dos postes.
O aposentado Osvaldo Leandro está frustrado. Após lutar pela construção do parquinho na praça do bairro agora tem que pedir à Prefeitura reparos no local.
“Esperamos tanto para tudo ficar bonito. O serviço foi bem feito, mas o vandalismo é muito. E acabamos perdendo para eles. Pedimos para vir refazer a iluminação porque está muito perigoso à noite”, comenta.
Próximo dali, na rua Procópio Araújo, o parquinho está quebrado. O balanço para cadeirantes está inutilizado. “Quebram e [a Prefeitura] não tem arrumado. A academia lá embaixo já arrancaram”, comenta o aposentado José Pinheiro.
Ele próprio arregaçou as mangas para deixar parte da praça mais arrumada. Plantou árvores frutíferas no local e pede que os responsáveis façam a sua parte.
Na avenida Bruno Ruggiero, os cavalinhos onde as crianças brincariam estão quebrados. A dona de casa Rosana Lavezzo tem neto pequeno e não confia no local para deixar a criança brincando.
“Estão abandonados, não fazem a manutenção dos brinquedos. Se um parafuso sai, a criança leva um tombo e pode bater a cabeça. Daí, elas não vão brincar e a praça fica para as pessoas que estão na rua, os vândalos, e ficamos presos em casa”, comenta.
O aposentado José Rubens Volpato comenta que equipes da prefeitura chegam a ir até o local para fazer a roçagem, mas “falta cuidado”. “Com pouco dinheiro poderiam arrumar”, observa.
Tomados pelo mato
Próximo à Santa Casa, um parquinho estava em estado de abandono. Mato alto toma conta do local, apesar de os brinquedos estarem íntegros.
“Sempre está deste modo, não dá para as pessoas frequentarem. É uma pena, pois o bairro é bonito e agradável, se não fosse o abandono”, conclui o mecânico de aeronaves Gustavo de Carvalho Oliveira.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.