Na celebração do Bicentenário da Independência desta quarta-feira (7), São Carlos não pôde contar com o tradicional desfile cívico, mas não deixou de realizar a solenidade cívica no Ginásio Milton Olaio, que reuniu centenas de pessoas. (Veja vídeos e galeria de fotos abaixo)
A chuva que caiu na capital do clima causou o remanejamento do hasteamento da bandeira, que seria feito às 8h na Praça Coronel Salles, mas acabou sendo feita no ginásio, com a presença da população.
As apresentações no ginásio animaram a manhã fria dos são-carlenses até por volta das 11h. Entre elas, quem acompanhou pôde se emocionar com o hino nacional e da independência, ambos cantados pela banda do Tiro de Guerra, e também com as bandas da Apae e da ONG Sal da Terra.
Leia mais
7 de Setembro: A princesa que foi decisiva para a Independência
Apoiadores de Jair Bolsonaro realizam carreata pelas ruas de São Carlos
Além de outras entidades, os alunos das escolas municipais também participaram da solenidade e foram, inclusive, citados pela secretária de Educação Wanda Hoffman em seu discurso de agradecimento.
“É um dia muito importante, simbólico, que representa muito para nós, e a festa aqui uma festa que envolve muitas pessoas, escolas, parceiros, estudantes animais. Um dia festivo, que vai realmente destacar a importância desse dia”, disse à EPTV Central.
O prefeito Airton Garcia não esteve no evento e foi representado pelo secretário de Governo Netto Donatto, que discursou brevemente. “Ele, como todos nós sabemos, está passando por um tratamento de saúde, e pediu para que eu viesse e mandasse um abraço a todos vocês”, disse.
Relato de quem viu
O temporal não afastou a população da solenidade. Os bancos amarelos e azuis do Ginásio logo foram ocupados por famílias, casais e amigos que foram prestigiar as apresentações.
Fabiano Rodrigues da Silva foi um deles, e ainda levou o filho Matheus Arthur para compartilhar a importância de celebrar a Independência do Brasil. O pequeno estava até vestido com a camiseta do Brasil, que segundo o pai, é seu xodó.
“É um dos eventos mais importantes do Brasil, nossa independência, nossa dignidade e nossa liberdade, e trago o filho para poder já começar desde cedo a construir esse sentido de amor à nossa pátria amada. Ele ama a bandeira, ama essa camisa do Brasil”, disse.
O aposentado Raimundo Tomé dos Santos foi com toda a família, esposa, filho, nora e neto, e parabenizou o evento. “Está muito bonito. Não pode parar, tem que ter esse evento todo ano porque é uma data importante”, comentou.
A química Juliana Custódio levou dois filhos que participam do Escoteiro 251 de São Carlos e se apresentaram. Para ela, após tanto tempo sem acompanhar um evento, a satisfação foi grande e a emoção ainda mais valiosa.
“O desfile cívico é lindo, a apresentação cívica é linda, e fica aquele gosto de: ‘se as pessoas soubessem que só depende da gente para ter um país melhor, com pessoas melhores, com um governo melhor’. Seria muito grande se pessoas viessem assistir e voltassem a ter aquele sentimento e amor pela pátria que tanto falta no Brasil”, disse.
Veja também