- Publicidade -
CotidianoVÍDEO: Homem é morto após confronto com a GM em São Carlos

VÍDEO: Homem é morto após confronto com a GM em São Carlos

Segundo o secretário Samir Gardini, o homem estava com duas facas e teria investido contra um guarda após “disparo de alerta”

- Publicidade -

Homem estava com duas facas e foi flagrado pelo CCO da GM. Foto: Reprodução/PMSC

- Publicidade -

Um homem morreu durante um confronto com a Guarda Municipal durante uma tentativa de furto na noite de quinta-feira (10), na região do CDHU, em São Carlos. Um segundo envolvido conseguiu fugir. Um vídeo da Central de Controle Operacional (CCO) flagrou o momento em que ele passa armado (veja abaixo).

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o videomonitoramento do CCO flagrou duas pessoas na fábrica de artefatos de cimento da Prohab, local que tem sido alvo de furto há alguns dias. Nas imagens também se nota a faca carregada pelo suspeito morto.

A GM foi até o local e encontrou a dupla, mas um conseguiu fugir e o outro, que estava com duas facas, foi abordado. Durante a ação, segundo o secretário Samir Gardini, o guarda ordenou que o rapaz se entregasse, mas ele não obedeceu e foi feito um “disparo de alerta”.

Neste momento, o homem teria ido contra os guardas e houve mais disparos, momento em que ele caiu no chão. O Samu foi acionado, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O secretário Samir Gardini, o comandante da GM Michael Yabuki e a perícia estiveram no local. O caso foi apresentado no Plantão Policial e deve ser investigado pela Polícia Civil. Uma sindicância pela Corregedoria da Guarda Municipal será instaurada para maiores apurações. 

- Publicidade -

Posicionamento da prefeitura
Segundo o secretário Samir Gardini, a morte foi uma ação em legítima defesa, já que o homem “tentou contra a vida do guarda municipal”. “Se o indivíduo que teve todas as oportunidades de se entregar e não o fez, e mesmo assim tentou contra a vida do guarda municipal, não foi uma escolha nossa”, disse.

Samir ainda ressaltou que acredita que a ocorrência está dentro da legalidade. “Houve a defesa da injusta agressão dentro da proporcionalidade, da razoabilidade, trata-se de um local escuro, com mato. É muito difícil uma ocorrência dessa. Quero parabenizar toda a guarda municipal pelo trabalho que vem sendo feito”, completou. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -