Moradores do bairro Vida Nova, em São Carlos (SP), já estão passando por situações complicadas em pouco mais de um mês de criação do local. Neste final de semana foram registradas aglomerações e perturbação.
As chaves das 500 moradias do novo espaço foram entregues em 29 de maio, há pouco mais de um mês. Desde então, os moradores relatam o tormento que vivem durante os finais de semana, principalmente.
No bairro, que fica na região da Grande Cidade Aracy, dezenas de jovens e crianças se aglomeram para soltar pipa, consumir bebidas alcóolicas e empinar de moto. (Veja o vídeo abaixo)
Uma moradora que preferiu não se identificar nem se mudou para sua casa, mas já convive com os danos causados pelos visitantes. De acordo com ela, até mesmo os espaços públicos e a grama do local já estão destruídos.
“A gente percebe que vem muita criança, molecada, adolescentes e jovens dos bairros vizinhos para os nossos. Já quebraram o parquinho das crianças, a gente nem mudou e meu filho não vai poder aproveitar o parque porque já quebraram tudo. As gramas do paredão, que foi feito para nós e que nós pagamos, já arrancaram tudo também. O bairro não tem lombada, então vai muita gente para empinar moto”, disse.
Em denúncia feita por muitos proprietários de casas do bairro, ela também se queixou a falta de fiscalização no local. “Não está tendo fiscalização ou policiamento, a Guarda Municipal a gente também não vê. Já roubaram bicicleta, derrubaram muro, entraram em uma casa próximo à minha e roubaram instrumentos de trabalho de um morador que ficou uma hora fora da casa”, comentou.
Retornos
De acordo com o relatório da força-tarefa, neste final de semana foi registrada ocorrência de perturbação ao sossego público, mas a operação não foi detalhada. Segundo a prefeitura, a situação foi passada para a PM, que em nota, informou que “vem realizando, ininterruptamente, operações em conjunto com a Guarda Municipal e Departamento de Trânsito Municipal, visando coibir a formação dos chamados “Pancadões” em diversos bairros do município, principalmente aos finais de semana e feriados”, disse.
“Consigna-se que há planejamento tático operacional concluso para o referido bairro, com execução prevista a contar do próximo final de semana, visando coibir a quebra da ordem pública, assim como a inobservância de preceitos do Código de Trânsito Brasileiro. As operações se perpetuarão pelo período que se fizer necessário, sendo acompanhadas de perto pelo sistema de inteligência da Polícia Militar. Referente à Perturbação de Sossego no dia 03/07/2021 (sábado), houve um atendimento de ocorrência desta natureza, com mobilização de equipes de Força Tática e territoriais da 2ª Companhia, redundando na dissipação da aludida aglomeração”, escreveu.
O portal ACidade ON também questionou a prefeitura sobre a criação de lombadas no bairro, uma das queixas da população, que informou que o morador deve ir ate a Secretaria de Transporte e Trânsito e preencher um formulário para que a equipe do departamento realize um estudo.