A cientista Yvonne Mascarenhas, docente da USP São Carlos, receberá o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
A pesquisadora é uma das três cientistas agraciadas entre 50 indicações de sociedades científicas afiliadas à sociedade.
Yvonne Mascarenhas receberá o prêmio no próximo dia 6 de fevereiro, no salão nobre do Centro Universitário “Maria Antônia”, da USP, na capital paulista. O evento celebrará o centenário do nascimento da cientista Carolina Bori, patronesse do galardão.
A cientista é graduada em física e química pela UFRJ, possui doutorado em Físico-Química pela USP, livre docência pela mesma universidade e pós-doutorado pela Harvard University. Yvonne Mascarenhas foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da EESC (Escola de Engenharia de São Carlos) e uma das pioneiras da fundação do então Instituto de Química e Física de São Carlos, embrião dos IQSC e IFSC.
Sua área de expertise são estruturas cristalinas e moleculares.
Yvonne Mascarenhas possui a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, é pesquisadora emérita do CNPq, e é uma das poucas cientistas mulheres a receber uma premiação da Iupac (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
A pesquisadora de São Carlos foi a escolhida da área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Nos outros campos científicos as escolhidas foram a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, em Humanidades, e a biomédica Regina Pekelmann Markus, em Biologia e Saúde.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.