- Publicidade -
EconomiaOperação: Ipem-SP e Procon fiscalizam postos de combustíveis em São Carlos

Operação: Ipem-SP e Procon fiscalizam postos de combustíveis em São Carlos

Segundo o instituto, há casos de até 10% de entrega de combustível a menos

- Publicidade -

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), em conjunto com o Procon de São Carlos, está realizando nesta terça-feira (20) uma operação de fiscalização em postos de combustíveis na cidade.

De acordo com Ricardo da Silva Leite, delegado regional do Ipem, entre os objetivos da operação estão verificar a fidelidade do volume entregue do combustível ao consumidor, a integridade de lacres e selos e o cumprimento de notificações.

- Publicidade -

“Nós temos muitos casos de irregularidades de até 10% de entrega de combustível a menos, o que faz bastante diferença no bolso do consumidor. Já é um produto bastante caro, que move toda a economia, e não dá para aceitarmos fraudes”, explicou.

VEJA TAMBÉM

São Carlos conta com quase 200 vagas de emprego disponíveis

8 mil famílias de São Carlos podem aderir ao programa Tarifa Social, estima CPFL; veja como ter descontos

A operação começou no posto com o combustível mais barato da cidade, na região do antigo Casa Branca, e acontece simultaneamente em outros estabelecimentos. Leite explica que todos os revendedores de combustíveis são fiscalizados pelo órgão.

“São diversos indícios de reclamações, preços praticados, históricos de irregularidades. Nós verificamos 100% dos postos do estado de São Paulo, e mesmo com nossa presença, a gente ainda vê bastante falcatrua, bastante fraude”, informou.

- Publicidade -

QUEDA DE RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS

Segundo André Di Salvo, diretor do Procon de São Carlos, as fiscalizações recorrentes provocaram uma queda de reclamações e denúncias referentes aos combustíveis. Nas últimas operações o órgão não detectou fraudes nos estabelecimentos da cidade.

“Esse tipo de fiscalização é muito importante para os consumidores, mas também é muito bom para os comerciantes, pois todo empresário está sujeito a esse tipo de fiscalização por parte do estado, e ela separa os bons empresários dos maus”, disse.

 

Consumidores podem pedir teste de qualidade dos combustíveis. Foto: acidade on

COMO DENUNCIAR
Para o Ipem, as denúncias relacionadas a combustíveis podem ser feitas pelo canal 0800 013 0522, pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou pelas redes sociais do instituto.

Já no Procon de São Carlos, denúncias podem ser feitas pelo telefone (16) 3419-4510 (Whatsapp), pelo site procon.saocarlos.sp.gov.br ou presencialmente, na Rua Rui Barbosa, 1.190, no Centro.

O consumidor também pode solicitar gratuitamente o teste de qualidade dos combustíveis ao responsável pelo abastecimento. Todos os postos são obrigados pela ANP a terem um kit para testes. 

LEIA MAIS

Bolsa Família: Caixa paga novo adicional a NIS de final 2

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -