- Publicidade -
EconomiaApós alta em 2020, indústria de tapetes de São Carlos aposta na retomada

Após alta em 2020, indústria de tapetes de São Carlos aposta na retomada

Maior preocupação de consumidores com o bem-estar em casa elevaram as vendas de produtos de tapeçaria; designer dá dicas de como escolher o melhor modelo

- Publicidade -

Fábrica de tapetes em São Carlos. Foto: Divulgação / Tapetes São Carlos

A indústria de tapetes aproveitou a onda do isolamento social, que mudou o foco das famílias para o maior conforto dentro do lar. Em São Carlos, uma tradicional fábrica têxtil registrou aumento de 30% nas vendas em 2020. Em 2021, no entanto, houve uma reversão na tendência, por conta dos fechamentos promovidos em diversos estados com a chegada da segunda onda da pandemia.

Segundo Guilherme Gomes, gerente comercial da tecelagem, houve um susto há um ano com o fechamento completo da economia, mas com a reabertura comercial ocorrida no final do primeiro semestre, a indústria teve um arranque, com altas nos pedidos. “É um crescimento muito grande em um mercado acostumado a ter 3%, 4% de aumento ao ano. Crescer 30% é realmente um número absolutamente alto e isso deixou todo mundo entusiasmado”, comenta.

- Publicidade -

Para atender a demanda, a fábrica precisou aumentar o número de turnos, colocar equipes novas, alongar os prazos de entrega de 30 para 90 dias. A massa de trabalho, que era de 500 funcionários, chegou a ser expandida em 20% por um tempo para dar conta do recado.

As vendas online contribuíram para manter o faturamento em alta no ano passado. Segundo o gerente, a fatia passou de 2% para 15% na indústria. E ainda há espaço para crescer.

“O e-commerce continua crescendo neste ano, enquanto que o varejo físico está caindo. Nos três meses fechados houve queda de mais de 30% no físico e crescimento de 25 a 30% no eletrônico”, compara.

Para trocar o sinal e começar a ter resultados positivos, o varejo físico depende da consistência da abertura da economia. São Paulo está na fase de transição do Plano São Paulo, etapa mais relaxada do que a vermelha, porém, mais restritiva do que a laranja. “A economia tem uma vitalidade própria, há uma recuperação bastante rápida.”

Apesar da queda temporária nas vendas, Gomes aposta numa retomada. O consumidor está com as suas atenções voltadas ao ambiente doméstico e tem tentado deixar a casa mais confortável, segundo a arquiteta e professora do curso de design de interiores do Senac Camila Postigo dos Santos.

- Publicidade -

“Percebemos que desde o começo da pandemia é que como as pessoas estão usando mais os ambientes da casa, aumentou a preocupação com esse bem-estar e conforto no lar. As pessoas ficaram preocupadas em ter quadros na parede, decoração, prateleira e ambientação”, comenta a docente.

A professora complementa que os tapetes têm outras funções além de forrar o chão. Ele traz conforto tátil e térmico, principalmente em dias frios. Há ainda questões que envolvem a acústica do ambiente e aspectos visuais.

“Tem um efeito de demarcação de espaço, ajuda no desenho e no layout. Dependendo da cor do tapete pode causar efeito de diminuição ou ampliação do espaço”, comenta.

Segundo a designer de ambientes, o tapete é uma opção mais barata rápida para dar um tapa no visual de ambientes, permitindo renovar o local sem precisar trocar de móvel ou então pintar uma parede.

“Há pessoas com receio de colocar cor em parece ou comprar um sofá colorido. O tapete tem um valor aquisitivo um pouco menor se comparado com outros itens de marcenaria e com o próprio sofá. Ele proporciona uma informação de cor, espaço e textura diferenciados”, explica.

A especialista explica ainda que na hora de escolher o tapete é necessário observar alguns aspectos, como a manutenção do acessório.

“O algodão dá conforto maior no tato, é mais fofo e ajuda mais na acústica. Já o poliéster é menos confortável, mas é mais fácil de limpar”. “Se a pessoa tem um bicho ou criança em casa precisa ponderar isso também”, aconselha.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -