O Grupo Peralta, que negociou com o Savegnago a compra do Passeio São Carlos, confirmou plano de expansão dos negócios para shoppings centers e quer aumentar em 67% a área bruta locável nos próximos anos.
Em nota enviada ao ACidade ON São Carlos, o grupo estreante em São Carlos, afirmou que a aquisição e construção de novas unidades reforça o posicionamento estratégico no segmento. Estão nos planos da empresa a construção de novo centro de compras em Santos, no Litoral Paulista.
“A aquisição do Shopping Passeio São Carlos abre as portas para a presença da holding no interior de São Paulo”, afirma o grupo que já tem empreendimentos no Litoral e ACB Paulistas.
A aquisição do Passeio São Carlos foi feita por meio de troca de ativos. Para ter o open mal sob sua batuta, o Grupo Peralta passou para o Savegnago 14 lojas do Paulistão Supermercados.
“As tratativas finais do acordo ainda dependem da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão antitruste brasileiro que deverá aprovar a operação”, afirmou a nota do Peralta.
As tratativas de compra das lojas do Paulistão incluíram a marca, que agora faz parte do Savegnago. Com a presença limitada à unidade de Araraquara na região, o Paulistão ganhará novo nome a partir do segundo trimestre do ano que vem. Na reestruturação, as operações supermercadistas do Peralta terão foco no eixo da Castelo Branco, Grande São Paulo e Baixada Santista.
A relação entre os dois grupos continuará mesmo após uma possível chancela do Cade ao negócio, o que não tem prazo para acontecer. É que a unidade Savegnago no Shopping Passeio São Carlos continuará no local, apesar da troca administrativa do centro de compras.
Em entrevista à rádio CBN São Carlos, o presidente-executivo do Grupo Savegnago, Chalim Savegnago, afirmou que a negociação foi grande e levou tempo e abre mais mercados para a rede sediada em Sertãozinho (SP) na Região Metropolitana de Campinas. Para 2022, estão previstos R$ 100 milhões em aportes para transformar as lojas Paulistão em Savegnago.
Por outro lado, entrega a um grupo experiente na operação de shoppings a condução do Passeio São Carlos, que não fazia do “core business” (negócio principal) do Savegnago.
“Entramos (no Passeio) como inquilinos, depois viramos donos e confesso que não somos do ramo de administração de shoppings”, afirmou o empresário, que destacou a experiência do Grupo Peralta no ramo de malls.
“Eles têm dois shoppings, têm esse foco. Então quando pegar esse shopping feito, querem fazer ampliação, querem levar novas marcas. E a gente passa a ser lojistas do Passeio. Temos uma loja, a 33, e quanto melhor for o Shopping Passeio, melhor para nós e nossos clientes. Todos vão ganhar com isso”, finaliza.