A movimentação nos bares foi tranquila na tarde deste sábado (24) em São Carlos. Obedecendo ao Plano São Paulo, os estabelecimentos retomaram hoje as atividades e vão poder receber até 25% de ocupação até o dia 30 abril. O horário de funcionamento permitido é das 11h às 19h.
Proprietário de um bar na Avenida São Carlos, na região do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Álvaro Borges disse estar respeitando os protocolos e horários estabelecidos para essa retomada. “Esperamos que, seguindo os protocolos, vai dar tudo certo. Estamos confiantes”.
Álvaro vinha operando apenas via delivery e teve uma queda brusca de rendimentos. “A gente teve que tentar se reinventar, com delivery e tudo mais. Mas a gente teve uma queda de 80 a 90% da nossa renda”.
Dono de um dos bares mais tradicionais na cidade, localizado na Cidade Jardim, Luis Carlos Ramos, o Toco, afirmou que o horário não é o ideal, mas é melhor do que continuar fechado. “Foi muito difícil para a gente. Muita conta para pagar. Para mim não é muito bom, mas vamos ter que aproveitar o máximo que puder”.
Para atrair os clientes, Toco aposta em algumas especialidades da casa. “A gente faz uma costela no bafo, um tender e frango assado aos domingos também”.
O período de portas fechadas também afetou muito o bar do Cícero Pereira de Moura. O estabelecimento na Alameda dos Crisântemos era ponto de encontro de muitos são-carlenses aos finais de semana. A pandemia, entretanto, mudou totalmente esse cenário. “Tivemos um prejuízo de mais de R$ 200 mil e 10 funcionários tivemos que dispensar. Estamos na luta e com esperança de que, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Estamos voltando para trabalhar e ver se a gente recupera esse prejuízo”.
O analista em agriculta de precisão, Maikon Gresley, de 26 anos, disse que se sentiu seguro nesse retorno. “As mesas estão com espaçamento adequado, uma distância relativa”.
“Aqui é um barzinho diferenciado, onde você encontra todos os tipos de pessoas (…). É um lugar onde você consegue encontrar os amigos e também conhecer pessoas”, complementou o cliente do Cícero.
PLANO SP – No período de 24 a 30 de abril, além dos estabelecimentos comerciais, poderão voltar a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias.
O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 6h até às 19h, com intervalos, não podendo ultrapassar a quantidade de 8 horas diárias.
A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25%.
O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias. A próxima atualização do Plano SP acontecerá a partir do dia 1º de maio.
Em São Carlos as denúncias de aglomerações devem ser realizadas no telefone 153 da Guarda Municipal.