- Publicidade -
EconomiaCaged: Comércio acelera nas contratações, mas São Carlos tem setembro 'morno'

Caged: Comércio acelera nas contratações, mas São Carlos tem setembro ‘morno’

No acumulado anual parcial, até setembro, o Caged mostra aumento expressivo em serviços (+1.159 vagas) e bons resultados na indústria (+867)

- Publicidade -

O mercado de trabalho de São Carlos teve um mês de setembro morno, porém, com resultado ainda no azul, com 138 novos postos gerados, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

Os números mais recentes são divulgados nesta tarde de segunda-feira (30), em Brasília.

- Publicidade -

Segundo a pasta, o saldo positivo mensal deriva de 3.315 admissões e 3.177 desligamentos em setembro. Os 138 novos postos criados no mês passado mostram desaceleração ante agosto, quando foram gerados 163 empregos na cidade. Há um ano, foram 281 vagas criadas.

No acumulado de 2023, São Carlos tem 2.030 novos postos de trabalho criados. O Ministério do Trabalho ainda divulgou que a Capital da Tecnologia gerou 1.575 empregos nos últimos 12 meses, com dados reajustados.

Dados setoriais

São Carlos teve aceleração nas contratações no comércio, setor que somou 94 novos empregos. A indústria teve resultado positivo, com 28 novos postos, e o setor de serviços, 25 novas vagas. A agropecuária encerrou setembro no azul, com 17 empregos novos. Dos setores, somente a construção civil teve redução da massa de trabalhadores, com 26 postos fechados.

Dentro do comércio, os atacados aceleraram nas contratações, com 50 novos postos, com o varejo logo atrás, com 39.

Já na indústria, a fabricação de drones impactou positivamente com 26 empregos líquidos gerados. A indústria têxtil também teve desempenho positivo, com 12 novos empregos. Outras atividades industriais tiveram resultados ruins em setembro.

- Publicidade -

Dentre os serviços, dispensas em atividades administrativas (-33 postos), financeiras (-28) e informação (-17) e comunicação puxaram os indicadores para baixo, enquanto que a transporte, armazenagem e correio (+21), saúde e serviços sociais (+19) e educação (+24) compensaram a soma.

Em análise subsetorial da construção civil, os resultados ruins foram vistos em serviços especializados de construção (-17), construção de edifícios (-14), com o baixo desempenho das atividades de obras de infraestrutura (+5) sem força para fazer frente.

Já o agro, cujo estoque de empregos é o menor da cidade, teve avanços na pecuária (+24), com dispensas nas lavouras permanentes e temporária (-10).

Setores em 2023

No acumulado anual parcial, até setembro, o Caged mostra aumento expressivo em serviços (+1.159 vagas) e bons resultados na indústria (+867), construção (+208) e comércio (+113).

Na agropecuária, demissões em atividades de criação de frangos para corte explicam em parte as 369 demissões líquidas registradas neste ano.

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -