- Publicidade -
EconomiaCom 564 novas vagas, mercado de trabalho reduz ritmo em São Carlos

Com 564 novas vagas, mercado de trabalho reduz ritmo em São Carlos

O principal destaque do mês foi o setor de serviços, que gerou quase 88% da soma mensal

- Publicidade -
São Carlos teve geração de mais de 500 postos de trabalho em julho. (Foto: acidade on)
São Carlos teve geração de mais de 500 postos de trabalho em julho. (Foto: acidade on)

São Carlos teve 564 novos postos de trabalho gerados no mês de julho e elevou o saldo acumulado de 2022 para 3.118 vagas. O principal destaque do mês foi o setor de serviços, que gerou quase 88% da soma mensal. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O resultado mensal mostra leve retração no aquecimento do mercado de trabalho no município ante os dados de junho, quando 589 empregos foram criados. Já no acumulado até o sétimo mês houve redução de 17,7% no ritmo, de 600 postos criados a menos.

- Publicidade -

Em julho, o setor de serviços criou 494 postos, seguido pelo comércio, com 51 vagas, indústria, com 19, construção civil, com 5. A agropecuária foi o único grupo de atividade econômica que teve diminuição na massa de trabalho, com fechamento de cinco postos.

LEIA MAIS
Gasolina a menos de R$ 5; confira os preços em São Carlos
Confira o que comprar com os R$ 180 milhões da Lotofácil

Segundo o Caged, a maior parte das contratações do setor de serviços foi em locação de mão de obra temporária, com 384 contratações líquidas. Estes empregos podem ser aplicados nas mais variadas atividades além do próprio setor de serviços e até na indústria, por exemplo. A administração pública também puxou a fila, com saldo azul de 68 postos; seguida por atividades de alimentação, com resultado de +60. 

Já no comércio, houve movimentos contrários nas atividades varejistas (+82 vagas) e atacadistas (-56 vagas). O cenário estável da construção civil esconde movimento forte de demissões de trabalhadores que constroem edifícios (-53 postos) em contraposição à infraestrutura, que expandiu a base em 42 empregados.

O perfil dos trabalhadores contratados é predominantemente masculino. O gênero teve saldo de +319 no mês de julho em São Carlos e superou o feminino, que totalizou 245 vagas. Na análise por grau de instrução, grande parte do resultado é devida a contratação de funcionário com ensino médio completo, com +467 postos, com demissões entre os de ensino fundamental incompleto (-49). Os jovens de 18 a 24 anos somam 327 contratações no mês e contrapõem os idosos com mais de 65 anos que tiveram saldo -18, o que sinaliza mais demissões que contratações.

- Publicidade -

Resultados de SP e Brasil
O Estado de São Paulo somou 67.009 novos postos de trabalho gerados em julho, segundo o Caged. O setor de serviços segue na frente, com 20.030 novas vagas, seguido de perto do comércio (+16.273) e indústria (+15.447). A construção civil teve 7.712 novos funcionários e a agropecuária, 7.547.

Os dados mostram 218.902 novos postos de trabalho em todo o Brasil, com resultados no azul em todos os grandes grupamentos. Setor de serviços vai na frente, com 81.873 novas vagas. A indústria somou 50.503, o comércio, 38.574, construção, 32.083, e agropecuária, 15.870.

VEJA TAMBÉM
Nasa adia “Missão Artemis I”, que marca a volta da agência à Lua
 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -