Com investimentos de R$ 25 milhões, o Onovolab vai expandir suas operações para três novas cidades e passará a ter quatro hubs de inovação no total.
Os municípios de Ribeirão Preto e Bebedouro serão os primeiros a receber unidades. O movimento seguinte será a abertura da unidade de Indaiatuba, na região de Campinas.
“São três Onovolabs. Para a gente é difícil de acreditar, pois tudo aconteceu tão rápido. Anunciar mais três unidades praticamente de uma só vez é um negócio maravilhoso”, afirma o CEO e co-fundador do Onovolab, Anderson Criativo.
A expansão das atividades recebeu incentivo de R$ 25 milhões do Sicoob Credicitrus, cooperativa de crédito sediada em Bebedouro. A parceria rendeu ao município uma das unidades. O futuro Onovolab Bebedouro ficará em um prédio comprado anteriormente para se transformar em um estacionamento.
Já a unidade de Ribeirão Preto vai “herdar” prédios da cooperativa e deve ter o centro de inovação inaugurado até abril, às vésperas do Agrishow. Por lá, encontrará terreno fértil com a presença da Universidade de São Paulo (USP) e uma diversidade de instituições de ensino privadas. Além de Capital do Agronegócio, o município é um polo de geração de conhecimento na área da saúde.
“Vimos que as cidades estão precisando e estão querendo que a gente chegue, pois entenderam que o Onovolab é um gerador de empregos e visibilidade para a cidade e para as empresas também”, afirma.
A meta do Onovolab é ter alcance nacional e congregar 50 hubs de inovação. “Esses são os três primeiros, além de São Carlos”, conclui.
A empresa está em tratativas para levar o modelo para Araraquara, Araçatuba e Sorocaba, entre outros municípios paulistas. Fora de São Paulo constam no checklist da empresa as Porto Alegre e Recife, capitais candidatas.