Lançado ontem, o edital do concurso público da Guarda Civil Municipal de São Carlos guarda diferenças dos certames costumeiros da administração municipal.
Serão contratados 53 novos agentes de 3ª Classe. Confira aqui as informações gerais.
A escolha dos novos integrantes será feita ao longo de seis etapas. Conheça elas abaixo:
1ª Fase: Prova Objetiva
Serão cobrados conhecimentos em Língua Portuguesa (10 questões), Matemática (10), Noções de Informática (4), além de Conhecimentos Específicos (16), como sobre a legislação que rege as Guardas Municipais, lei de armamento, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Código de Trânsito, Código Penal e a Constituição Federal.
A prova, marcada para 19 de maio, terá duração de três horas, com saída permitida após decorridas duas horas do início do exame.
A prova será avaliada na escala de 0 a 100 e serão considerados “habilitados” os candidatos que computarem, no mínimo 50% das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Informática e 60% de acertos em conhecimentos específicos e não zerar em nenhum dos conteúdos.
O exame tem caráter eliminatório e classificatório, de acordo com o edital do concurso.
2ª Fase: Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física
Serão convocados à segunda fase os 150 primeiros colocados (e os empatados) da ampla concorrência, todos os habilitados PCDs e até o 30º colocado (mais empatados) da cota racial.
Serão aferidas caraterísticas físicas como altura mínima de 1,6 m para mulheres e 1,65 para homens, com eliminação imediata antes da realização da aptidão física.
A aptidão física terá atribuição de nota de 0 a 400, com mínimo de 210 pontos para passar para a próxima etapa.
Serão atribuídas pontuações para teste de apoio de frente sobre o solo, com flexão e extensão de cotovelos, teste de resistência abdominal, teste de corrida 50 metros, corrida de 12 minutos.
3ª Fase: Avaliação Psicológica
Nesta fase, a realização testados controle emocional, ansiedade, impulsividade, domínio psicomotor, autoconfiança, resistência à frustração, potencial de desenvolvimento cognitivo, memória auditiva e visual.
Ainda passarão por crivo: controle e canalização produtiva da agressividade, disposição para o trabalho, resistência à fadiga psicológica, iniciativa, potencial de liderança, capacidade de cooperar e trabalhar em grupo, relacionamento interpessoal, flexibilidade de conduta.
Há avaliação de criatividade, fluência verbal, sinais fóbicos e disrítmicos nesta etapa.
4º Fase: Exames Médicos Específicos e Toxicológico
Os aprovados serão submetidos a inspeção de saúde através de junta médica, como exame clínico geral, anamnese e exame físico, avaliação oftalmológica e exame médico específico.
Serão considerados inaptos os candidatos que tiverem alterações clínicas ou patologias que impeçam o exercício do emprego ou apresentarem resultado positivo para uso de entorpecentes ilegais.
5ª Fase: Investigação Social e Comportamental
Nesta etapa eliminatória, a banca vai avaliar a existência de condutas inadequadas do candidato, como antecedentes criminais, alcoolismo, comportamento violento e agressivo e a idoneidade.
6ª Fase: Curso de Formação Específica
Os aprovados em todas as fases serão submetidos a Curso de Formação Específica, com matriz curricular estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Os candidatos receberão bolsa equivalente a ½ salário base de guarda municipal e serão avaliados ao final, em exames objetivos e práticos.