- Publicidade -
EconomiaContratações formais em São Carlos superam Araraquara em 49,7% em 2022

Contratações formais em São Carlos superam Araraquara em 49,7% em 2022

Os dados divulgados pelo Caged, nesta segunda-feira (29), mostram que o saldo de empregos no acumulado deste ano em São Carlos é de 3.118 vagas contra 2.082 em Araraquara

- Publicidade -
Contratações formais em São Carlos superam Araraquara em 49,7% em 2022. (Foto: Agência Brasil)
Contratações formais em São Carlos superam Araraquara em 49,7% em 2022. (Foto: Agência Brasil)

Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, revelam que o balanço de contratações formais em São Carlos já supera em 49,7% as admissões de Araraquara em 2022.

O balanço mostrou que São Carlos obteve saldo positivo de empregos equivalente a 3.118 vagas no acumulado até julho de 2022, contra um saldo de 2.082 vagas em Araraquara.

- Publicidade -

Ao observar-se somente o mês de julho, tem-se que São Carlos obteve um saldo de 564 vagas de emprego, ante 167 vagas em Araraquara, o que representa um saldo 237,7% menor do que o observado em São Carlos.

LEIA MAIS
Com 564 novas vagas, mercado de trabalho reduz ritmo em São Carlos

No entanto, São Carlos tem apresentado uma certa estabilização na criação de novas vagas desde abril deste ano, mês em que a cidade registrou saldo de 393 vagas, seguido por 244 em maio e 589 em junho. 

Enquanto isso, Araraquara tem apresentado uma tendência de aquecimento no mercado de empregos, já que a cidade se encontra em uma crescente no balanço positivo de admissões desde maio, mês em que o saldo foi de 3 vagas, seguido por 120 em junho e 167 em julho.

Análise do contexto em cada cidade

- Publicidade -

O economista Cláudio Paiva comenta o contexto do mercado de trabalho em cada cidade, levando em consideração os setores e subsetores, e as principais diferenças entre elas, sob um cenário de aquecimento econômico após as restrições da pandemia de Covid-19.

“Quando a gente faz a análise econômica da cidade, mostra que o setor de serviços continua sendo o que mais tem gerado postos de trabalho em São Carlos. Porém, nós temos uma informação ruim neste cenário, porque cerca de 78% de todas as vagas geradas pelo setor são formais, mas são de caráter temporário, então não se trata de vagas estruturais, o que representa uma qualidade ruim para o mercado de trabalho da cidade”, explicou o economista.

Já em Araraquara, o cenário se mostra diferente, uma vez que o setor de serviços apresentou saldo negativo de contratações, sendo o comércio o segmento responsável pelo maior número de contratações em julho.

“A chegada de um grande atacadista em Araraquara reflete parte dessas contratações, que também terão reflexos nos dados do mês de agosto. Mas, o saldo dos sete primeiros meses de 2022 já é maior do que o saldo do mesmo período do ano passado. 

Paiva comparou, ainda, o balanço entre as duas cidades, de modo a interpretar os dados que revelaram que o saldo dos sete primeiros meses de São Carlos em 2022 foi inferior ao mesmo período de 2021, na contramão do que ocorreu em Araraquara.

VEJA TAMBÉM
Após capotamento, Paula Fernandes faz aniversário e agradece a Deus

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -