O Fecomércio SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) estima que o varejo das regiões de São Carlos e Araraquara cresceu 7% em 2023, na comparação com o ano anterior. Os números são apresentados em prévia de balanço anual.
O faturamento estimado ao longo do último ano pode ter atingido a marca de R$ 34,7 bilhões, a maior cifra desde o início da série história, em 2008.
O aumento, ressalta o Fercomércio SP, se deu sobre base forte. Em 2022, o comércio cresceu 8,8% em faturamento na comparação com 2021. Os números finais serão apresentados em março.
Atividades em expansão
O levantamento da entidade mostra que 6 das 9 atividades devem registrar crescimento. Os maiores destaques são os supermercados, lojas de vestuários e calçados e concessionárias de veículos.
Os segmentos de autopeças e acessórios, farmácias e perfumarias também indicam o resultado mais relevante desde 2008.
Outro destaque positivo é a atividade de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, que voltarão a crescer após dois anos consecutivos de queda.
Devem apresentar desempenho negativo as lojas de materiais de construção, que teve um ano histórico em 2022 em termos de faturamento, e “outras atividades”, grupo predominado pela venda de combustíveis. Lojas de móveis e decoração devem ter redução nas vendas de 2023.
“De maneira geral, a alta na receita do varejo em 2023 foi motivada, principalmente, pela queda no desemprego e pela geração de empregos com carteira assinada, elevando a quantidade de pessoas em condições de consumir e resultando em uma maior injeção de recursos do décimo terceiro salário no fim do ano”.
O pré-balanço do comércio regional aponta para fatores econômicos como a redução de desemprego, que caiu para a menor taxa desde 2015, a redução da inflação nos últimos meses – sobretudo em alimentos e bebidas –, e o início do corte do juro básico da economia como notícias positivas que geraram efeitos sobre o poder de compra das famílias e confiança dos consumidores.
Aceleração em dezembro
No último mês do ano, o Fecomércio SP espera reportar alta de 8% nas vendas, a R$ 3,34 bilhões. Supermercado, eletroeletrônicos, lojas de departamentos e farmácias devem puxar.
Cautela em 2024
A federação orienta aos comerciantes da região a ter cuidados na formação de estoques, “considerando as incertezas no cenário internacional, a desaceleração da atividade econômica prevista para 2024”. Juros ainda elevados, alto endividamento das famílias e “indícios de falta de compromisso do governo com as contas públicas” podem trazer instabilidades.
“Por esses motivos, os empresários devem priorizar o reforço de caixa”.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.